No dia da visibilidade trans, 29 de janeiro, a editora Triquetra lançou uma antologia de contos no gênero fantasia urbana, protagonizados e escritos por pessoas trans.

A antologia "Subversives" é composta por nove (9) contos que oscilam entre diferentes tons e temas, resultando em uma divertida e leve leitura.

O gênero da fantasia urbana se resume a uma narrativa com temas fantásticos, como magia e criaturas mágicas, que se passa em sociedades, geralmente, do século XIX a XXI.

Seguem abaixo as sinopses dos contos na ordem de leitura.

1. Diário por Koda Gabriel

Há vários anos, Jun aprendeu uma coisa mágica: pessoas podem criar conexões com animais de estimação, conversar com eles e deixar a magia da terra fluir entre os dois para realizar todo tipo de coisa. Sem querer ficar com esse conhecimento para si, ele passa a ensinar as crianças da sua cidade para que elas também tenham conexões com seus animaizinhos. Mas tudo muda quando sua gatinha Mia adoece e a conexão entre elas desaparece. Para complicar as duas dores e preocupações, no mesmo dia, um filhote de gatinho resolve aparecer em sua casa.

2. A máscara por Alice Priestly

Desde simples poções até complexos feitiços, o Empório Alquímico de Nuri produz os mais mirabolantes elixires à população do cerrado mineiro. Sob o controle do senhor Nuri, a magia permeia cada centímetro do estabelecimento e apresenta vida própria. Assim, na ausência de seu avô e acompanhade da ácida personalidade da loja, Ariel Nuri desvendará segredos familiares ao lidar com uma enigmática figura e seu pedido peculiar: uma receita que flerta com os cânticos clericais e a então proibida necromancia.

3. Laboris por Bárbara Ramos

A família de Emília é uma das principais responsáveis pela produção de poções mimetizantes, responsáveis por mascarar os traços físicos nos seres tracheo, uma espécie mágica caçada há séculos. Apesar de sua aparência humana, Emília possui sangue tracheo e, em meio a suas entregas, se vê discutindo o que torna alguém uma pessoa.

4. O herdeiro do impostor vs o rei do esgoto por Lara Souza

Caê sempre desejou ser especial ou, no mínimo, diferente e não apenas pelo fato de não ser uma pessoa binária ou estar muito acima do peso. Aos quinze anos ele descobre que nasceu em Terrário, uma dimensão paralela ao Brasil e vai precisar lidar com o legado de ser herdeiro do Impostor, uma presença indesejável da outra dimensão. Embarque com Caê na descoberta de sua própria potência em O Herdeiro do Impostor vs O Rei do Esgoto.

5. Vigilância por Alex Fernandes

Milo é uma pessoa transmasculina com um trabalho comum, amigos animados e o que parece ser uma maldição bem chata: de tempos em tempos, ele vê olhos o observando sem parar. Ninguém mais enxerga esses "orbes" nem sabe como ajudá-lo, então ele precisa descobrir o que fazer sozinho antes que fique louco. Será que vai conseguir?

6. Flor do deserto por Yueh Fernandes

Flor do Deserto é uma história sobre não se encaixar, e não querer realmente fazê-lo, uma narrativa que versa sobre padrões repetitivos da sociedade que transcendem as eras, velhos métodos de segregação e alienação de corpos e existências que mudam de forma no espaço e no tempo e disseminam feito esporos, mas que permanecem enraizados no mesmo solo, nutrindo-se das mesmas fobias. Em uma lua gelada distante, a Flor do Deserto brota do vazio do espaço e lança sob camadas milenares de glaciares, mais uma vez, a semente da desconfiança e do preconceito que segrega nossos corpos, dos deles.

7. A estrela que sabia meu nome por Boo

Todo ano, os bruxos esperam um evento chamado “Chuva de Estrelas”. Para Maely e seus amigos, bruxos ainda muitos jovens para participar, essa noite é a chance de admirar seres mágicos exuberantes, as estrela. Até que Maely, tem a impressão que uma delas caiu do céu.

8. As cordas da marionete por Daniele Cavalcante

Em um mundo dividido entre pessoas comuns e alquimistas, uma jovem estudante das artes mágicas descobre o segredo terrível sobre uma criatura presa em uma esfera de vidro no meio de uma floresta. Perseguida pelos ex-colegas da escola de magia, ela precisará da ajuda de amigos que abandonou anos atrás e de novos aliados para se livrar de uma poderosa organização e descobrir quem ela realmente é.

9. Bourbon amarelo em fim de tarde por Sol Coelho

Mariana quer ser uma Benzedeira e ter um demônio como familiar. Ela anuncia isso em certo café da manhã, para alegria de sua mãe e desconforto de sua tia Inês. "Homens invocam fantasmas e mulheres, demônios", a senhora explica, esperando que o resto da família entenda as entrelinhas. Sem se intimidar, Mariana segue em frente, assumindo a cafeteria da família. Mas quando preparar cafés adequados se torna mais complicado do que parece, e Mariana começa a questionar sua própria natureza, uma demoniazinha simpática surge para ajudá-la.

A editora Triquetra possui a missão de publicar histórias de ficção, focando em autores independentes de minorias representativas. Além de Subversives, entre seus lançamentos encontramos outra antologia Sáficas & Aquilianos: uma antologia LGBTQIA+, a qual reconta mitos gregos tendo o Brasil atual como cenário.

Subversives já está disponível para compra no site da Amazon por R$ 10,90 ou de graça pelo Kindle Unlimited.1