Após o bundle ter sido lançado para PlayStation 5 no início do ano, agora Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões dá as caras para os jogadores de PC.

O bundle não só oferece visuais melhorados, mas ressignifica e traz uma nova experiência para os títulos Uncharted 4: A Thief’s End (2016) e Uncharted: The Lost Legacy (2017). Assim, a empresa reafirma o peso e a importância dessa franquia para o mundo dos games.

Então, não foi só o mundo de Nate, Sully e Sam que ficaram mais bonitos; o de Chloe e Nadine também. O que já era bonito antes, ficou ainda mais, com as inúmeras possibilidades ofertadas para o PC.

Icônica frase de Henry Avery em Uncharted 4: A Thief’s End
Icônica frase de Henry Avery em Uncharted 4: A Thief’s End - Imagem: Naughty Dog

Mas, com o jogo estável no PS5, e sabendo que alguns ports dos jogos da PlayStation para o PC tem passado por alguns problemas de instabilidade, bugs de desempenho gráfico, como o Marvel's Spider-Man Remastered (Nixxes), por exemplo, será que veríamos mais desses problemas nesse novo pacote feito pela Iron Galaxy Studios?

Confira abaixo a nossa análise de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões no PC. Antes de prosseguir, tenha em mente que, em nossos testes, usamos um notebook gamer Dell G15, com processador Intel i5 de 32 GB de RAM, uma placa de vídeo RTX 3050 e um SSD Seagate FireCuda 510.

A despedida de Nate sem dizer adeus jamais

Por mais que os fãs de longa data da franquia enalteçam todo o trabalho narrativo feito em títulos anteriores, especialmente em Uncharted 2: Among Thieves, é muito bom quando podemos saber que algo recebeu um fim digno sem que a experiência e até mesmo a própria história sejam comprometidas.

Dar adeus a personagens tão icônicos quanto Nathan Drake (Nate para os íntimos), Sully e Elena, não é uma tarefa fácil, mesmo sabendo que era algo necessário a ser feito.

Dar adeus a personagens icônicos nunca é fácil
Dar adeus a personagens icônicos nunca é fácil - Imagem: Naughty Dog

Ainda assim, é inegável pensar no quanto a franquia evoluiu ao longo dos anos, culminando em Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy. Sem sombra de dúvidas, ambos os títulos são o suprassumo da experiência, seja em gameplay, seja em gráficos.

Mas, poder rever amigos de longa data novamente e, em um novo ambiente, como o PC, dá um respiro para a franquia. E não só isso, a história de Chloe e Nadine é extremamente necessária para aqueles que realmente amam o mundo do game e como ele transforma História em uma aventura inesquecível.

O que mudou em Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões?

Assim como a versão do PS5, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões tem um grande foco no aspecto gráfico, a versão de PC não fica para trás. Como dissemos antes, o maior enfoque são nas possibilidades ofertadas pelo PC.

Dessa lista, podemos elencar o suporte nativo a monitores ultrawide e recursos gráficos como qualidade de textura e modelo ajustáveis, filtragem anisotrópica, sombras, reflexos e oclusão de ambiente, bem como suporte a sistemas de iluminação Razer Chroma e os ofertados pela Logitech e Corsair.

Embora possua mudanças, nada tão significativo
Embora possua mudanças, nada tão significativo - Imagem: Naughty Dog

As possibilidades não param por aí, já que o game possui suporte nativo à tecnologia de upscale AMD Fidelity FX Super Resolution 2 (FSR 2.0), que permite aprimorar o desempenho em diferentes máquinas — que pode ser utilizado por usuários da AMD e NVIDIA via software.

No que diz respeito aos controles, nada mudou tanto assim, já que ele possui suporte aos controles DualSense e DualShock 4, trazendo a experiência dos controles do console para o PC.

O diferencial está para aqueles que gostariam de experimentar a aventura de Nate com mouse e teclado, o que dá uma sobrevida ao game, que já tira enorme proveito dos controles de videogame.

Considere usar mouse e teclado para jogar Uncharted
Considere usar mouse e teclado para jogar Uncharted - Imagem: Naughty Dog

Se o game, por si só, já era divertido no controle, a opção de usar mouse e teclado, espcialmente no que diz respeito a shooter, eleva a experiência a outro patamar.

Realmente, fãs que preferem usar esse tipo de hadrware não terão do que reclamar, já que a jogabilidade está fluida e, em certos momentos que são considerados mais difíceis, o uso de mouse e teclado pode até "facilitar as coisas". Caso esteja na dúvida, dê uma chance.

Desempenho no PC

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões se saiu bem nos testes que realizamos no PC. A taxa de quadros permaneceu completamente estável do início ao fim.

É claro que, em certos momentos, quando há uma maior quantidade de polígonos a serem renderizados na tela, ou até mesmo quando há uma multidão, pode haver um certo drop, mas isso nada mais é do que algo natural.

O desempenho de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões no PC é sólido
O desempenho de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões no PC é sólido - Imagem: Naughty Dog

O port oferece uma excelente otimização nas sombras e draw distance (LOD), embora sejam extremamente similares às técnicas usadas na versão do PS5. Ou seja, o jogo, além de bonito, está muito bem otimizado.

Dependendo do tipo de hadrware que você esteja usando, especialmente se estiver usando um SSD, o tempo de loading será muito rápido, assim como já é na versão de PS5. No entanto, caso você possua ainda um HD, o tempo de loading poderá ser um pouco maior do que o esperado.

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões (PC) vale a pena?

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões é, de longe, uma ressignificação dos últimos títulos da franquia. Ele sem dúvidas, juntamente com a versão The Nathan Drake Collection, é o ápice da experiência que os jogadores poderão encontrar de um universo tão aclamado.

Assim como a versão que junta os três primeiros títulos, o bundle que junta os dois últimos, é uma parada obrigatória para os fãs.

Menu de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões
Menu de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões - Imagem: Naughty Dog

Um dos medos que eu tinha era de que a versão para PC não estivesse tão fluida e sólida quanto a versão de PS5, mas fui surpreendido positivamente. Além de acompanhar melhorias que justificam jogar o game mais uma vez no PC, o game é um must play para aqueles que não tiveram a oportunidade.

Só lamento mesmo a falta do multiplayer, já que a experiência de shooter com mouse e teclado daria uma dinâmica completamente nova ao competitivo. Porém, entendo também que balancear os matchmakings e partidas seria difícil nesse momento — especialmente porque sabemos que a Naughty Dog está com outro projeto multiplayer em mente (quem sabe não vem algo legal por aí?).

Sendo assim, se você é jogador de PC e ainda não conhece a franquia, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões é uma experiência indispensável. E o bom é que você poderá jogá-lo via controle ou no mouse e teclado a escolha é sua!

Esta análise de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões para PC foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Sony.

Mais sobre a série Uncharted