Tell me Why traz a história emocionante de dois gêmeos com uma alta carga emocional e muita representatividade!
Desenvolvido pela Dontnod Entertainment e publicado pelo Xbox Game Studios, Tell me Why é o mais recente game de aventura do estúdio que se consagrou pela história impactante de Life is Strange.
Abaixo, você confere o que a equipe do NerdWeek achou deste jogo tão impactante e tão importante no momento em que vivemos.
Tell me Why tem uma história impactante
Assim como em Life is Strange, Tell me Why aposta alto em um enredo emocionante com personagens tão bem desenvolvidos, que é difícil não sentir a dor deles e empatia pelas situações apresentadas.
O game se passa no Alasca e tem como personagens principais os irmãos gêmeos de 21 anos Tyler, que é um homem trans, e Alyson Ronan. Após 10 anos separados, os irmãos agora decidem enfrentar o fantasma do seu passado e tentar seguir em frente com suas vidas.
Mas, o passado está tão presente na vida dos gêmeos, que é difícil esquecer que ele foi responsável por definir quem Alyson e, especialmente, Tyler são. E isso não não é nada fácil esquecer.
Um passado marcado por descobertas, medos e muitos mistérios fazem com que a narrativa de Tell me Why seja tão envolvente. Ao mesmo tempo que não somos passivos na história, nos tornamos absolutamente protagonistas dela.
As escolhas que você toma podem separar ou unir mais ainda os irmãos. Então, cada escolha é única. E isso é algo extremamente positivo, o que torna o jogo ainda mais vívido.
Tell me Why é sobre representatividade
Dontnod Entertainment foi o primeiro grande estúdio a lançar uma história que trata de um personagem transgênero. Isso ficou claro desde a apresentação do game no showcase da Microsoft em 2019.
Há momentos no game que Tyler irá sofrer comentários desnecessários, e sempre há a possibilidade de repreendê-los, ensinando às pessoas que há novas maneiras de enxergar o mundo em que vivemos.
Isso fica mais claro ainda quando analisamos que o estúdio trabalhou com o GLAAD, uma ONG LGBT que analisa conteúdos na cultura pop e na mídia, para torná-lo uma representação autêntica da experiência de uma pessoa trans.
E aí, vale a pena?
Se você curte games mais focados em storytelling, com uma alta carga emocional e representatividade, então sim! Tell me Why traz fantasmas ocultos em nossa sociedade e faz com que a gente possa experienciar isso em um ambiente virtual.
E não só isso! O game permite que a gente volte e corrija os erros que cometemos, fazendo novas escolhas e tomando novos rumos para a história. Esta característica é fortemente marcando de enredos como Life is Strange.
Quem dera se a vida fosse tão fácil assim. Mas, infelizmente, a vida é mais dura e mais cruel com as pessoas que não se encaixam tanto assim no padrão imposto por ela.
Pelo menos com um apelo emocional e uma carga alta de representatividade, a Dontnod Entertainment e o Xbox Game Studios nos brindam com uma história altamente necessária nos tempos de hoje, que a empatia está em falta.
Tell me Why foi gentilmente cedido pela Microsoft Brasil para que nossa equipe pudesse se emocionar ao fazer esta análise