Juntamente com Gran Turismo, Forza Motorsport é uma das maiores franquias focadas em carros que foram publicadas das grandes empresas que produzem consoles. Assim como seu nome em italiano, desde 2005 a franquia mostra a sua Força ao longo dos anos.
- Análise: The Crew Motorfest vale a pena?
- Análise Gran Turismo 7: de volta às raízes
- Análise: Grid Legends é o simcade que a gente gosta
Desenvolvido pela Turn 10 Studios e lançado originalmente para o primeiro Xbox, desde aquela época o título sempre foi sinônimo de dinamismo, realismo e avanços tecnológicos.
Agora, em 2023, não seria diferente. Desde 2017, com o lançamento de Forza Motorsport 7, muita coisa mudou. E, além da nova geração de consoles, tivemos algumas entradas na série secundária do game, como o Forza Horizon 5, que tirou suspiros de um México maravilhoso completamente moldado usando a tecnologia de fotogrametria.
Com o avanço das tecnologias, Forza Motorsport, sendo o título principal da franquia, tinha um desafio ainda maior. Enquanto Forza Horizon é focado em uma dirigibilidade bem mais focada no arcade, o título principal precisa ser excelência em táticas do famigerado sim-cade.
Será que a franquia principal consegue exceder os títulos arcade? Será que, mesmo depois de quase 20 anos, a franquia consegue se reinventar e continuar sinônimo de inovação e tecnologia? Será que o game consegue ser inclusivo não só com novas gerações, mas agradar aos fãs de longa data?
Abaixo, você pode conferir as respostas para essas e outras perguntas em nossa análise de Forza Motorsport!
Um reboot de cara nova
Sem números, Forza Motorsport deixa claras as suas intenções de reboot da série. E esse reboot é um ar de respiro para os fãs, e até mesmo para a desenvolvedora, porque dá a chance de fazer algo novo, baseando-se nos pilares de tudo o que foi construído.
Em essência, o game continua com a mesma pegada, porém mais dinâmico e interessante. Mais do que ganhar corridas, Forza Motorsport demosntra todo o seu amor pelo automobilismo de autódromo.
Além de ganhar troféus e progredir na carreira, o título motiva os jogadores a tentarem melhorar constantemente os seus tempos, bem como ajustar e testar ajustes diferentes para tirar melhor proveito de cada traçado.
Não é à toa que esse é um dos grandes focos que distancia Motorsport de Horizon, que é justamente a pegada de simulação presente no game.
O apelo de simuladores está presente de maneira muito forte em Forza Motorsport, mais do que colecionar troféus, o game motiva os jogadores a tentarem melhorar seus tempos, manipular e alterar componentes do carro e, em determinados momentos, até a aumentar o nível de dificuldade, reduzir assistências e por aí vai.
Deixe tudo do seu jeito
Cada ajuste milimétrico tem um impacto muito grande na corrida que te aguarda. Só de desligar o auxílio de freios, por exemplo, já muda completamente a situação em um percurso que possui muitas curvas. É muito mais fácil derrapar e perder o controle.
Por isso, a customização da dirigibilidade, da dificuldade da IA, tudo isso é algo que você é livre para configurar como bem entender. Por isso, não deixe de ajustar a dificuldade dos oponentes ou até mesmo mudar as regras dos campeonatos, para que você consiga tirar o máximo proveito das suas habilidades.
A cereja do bolo fica na customização do carro. Ao ganhar experiência e conquistas com conclusão de trechos e desafios, os jogadores poderão editar minuciosamente o carro, seja na transmissão, motor, escapamento, bem como a estética do carro. Com isso, você deixa o carro com a sua cara e com o seu estilo de direção, e você poderá modificá-lo para cada tipo de percurso. Ou seja, o seu caminho é você quem faz.
Simulação ou arcade?
Se você não é muito fã de ficar configurando o carro do seu jeito e ficar iterando até achar a melhor configuração, não se preocupe. Deixe todas as assistências ativadas, não mexa tanto nas regras dos campeonatos.
E não se preocupe, que o jogo não irá te punir por isso. Muitas vezes queremos apenas relaxar, e isso está tudo bem.
O modo online
Correr contra outros pilotos é uma experiência única. Mas fique atento, pois, o matchmaking é baseado na sua performance nas corridas e no nível de regras que você utiliza e cumpre. Ou seja, se você é um jogador mais focado na simulação, terá maiores chances de cair em partidas com jogadores similares. E o oposto, o mesmo.
Afinal, o game é sobre inclusão. E mesmo em partidas onlines, esse critério é valorizado, para que ninguém saia prejudicado.
Todo o poder do Xbox
Com mais de 500 carros reais em seu catálogo, a Turn 10 trouxe a excelência e o estado da arte para o título. Cada material, detalhe, cada mudança de clima em tempo real, tudo isso impacta na sua experiência.
Não é audacioso dizer que esse é um dos games que tira a melhor performance do Xbox em sua excelência. Todo o dinamismo e fluidez, especialmente com o Ray Tracing ativado, tudo é um deleite para os olhos.
Assim, a Turn 10 proporciona aos fãs da série e de automobilismo, a melhor qualidade visual que já pude ver no mercado de games. Com uma física surreal e uma ambientação de tirar o fôlego, sem dúvidas estamos atingindo patamares ainda mais elevados de poderio gráfdico em 2023.
Todos dirigem
Arcade ou sim separa apenas estilos de jogadores do objetivo final. Essa seção é dedicada a todos aqueles que, por algum motivo, infelizmente são excluídos das oportunidades de aproveitar as experiências que os jogos proporcionam.
Tratando-se de acessibilidade para pessoas com deficiência, o game é o mais acessível da franquia. Elencamos alguns ajustes que são possíveis de serem feitos:
- Assistência de Direção Para Cegos
- Direção com um Toque
- Narração de Tela
- Descrição dinâmica de áudio
- Texto-Para-Fala/Fala-Para-Texto
- Modos de daltonismo da interface do usuário
- Filtros de daltonismo mundial
- Remapeamento do controle
- Ajuste de legendas
- Configurações de personalização de áudio
- Dificuldade do oponente
- Escala de texto.
- Contraste
- Planos de fundo em movimento
Para mais informações sobre cada recurso listado acima, você pode conferir uma matéria especial e completa que fizemos sobre o tema:
Forza Motorsport 2023 vale a pena?
Além de tirar todo o proveito dos consoles da nova geração da Microsoft, o Xbox Series S|X, Forza Motorsport é o que eu esperava de um novo título da franquia. De primeira, a palavra "reboot" pode trazer uma série de significados negativos, porém, não são raras as vezes em que isso é muito bem-vindo.
O título se aproveita de todo o aprendizado da Turn 10 ao longo dos anos, para trazer a melhor experiência de simulação e corridas para os consoles. Inegável o esforço do time para fazer tudo parecer dinâmico e real.
A simulação de tempo e clima, bem como a simulação física, são algo que saltam os olhos. Juntando isso com a experiência de avançar na carreira e melhorar ainda mais as suas marcas deixam tudo com um pacing memorável.
Forza Motorsport 2023 é um game que merece muito ser experienciado por fãs de simuladores, jogadores casuais e arcade. Mas, além disso, ele é um game que é extremamente inclusivo para com todos os tipos de jogadores.
A análise de Forza Motorsport foi feita utilizando uma chave gentilmente cedida pela Xbox Brasil.