Talvez para quem nasceu antes dos anos de 1990, as palavras “hitar” e “flopar” não façam muito sentido. Mas esses termos, que respectivamente significam fazer sucesso -- ou não -- com um conteúdo postado nas redes sociais, já são alvos de profundas transformações em mídias consolidadas, como a fonográfica, e estudos em diversas universidades.

Segundo pesquisa realizada com base em dados de 2021, pela empresa norte-americana Comscore, especializada em análises de internet, 97,6% dos brasileiros estão em uma ou mais redes sociais, sendo esse o maior número entre os países da América Latina pesquisados. Entre 2020 e o ano passado, principalmente por conta da pandemia, houve um crescimento exponencial do TikTok no país, que já supera os 53,7 milhões de usuários.

Principalmente após a expansão desta plataforma, os usuários, sobretudo os mais jovens, ganharam mais acesso a recursos de edição para produção de conteúdo audiovisual. Além do estímulo à criatividade e até mesmo despertar o interesse para carreiras voltadas à comunicação, esses aplicativos também vêm sendo uma importante ferramenta de aprendizado e utilizado por educadores.

O professor do Ensino Médio Técnico em Multimídia do Senac São Paulo, Victor Muniz Ferreira, considera o fenômeno da TikTokização de conteúdos uma excelente forma de introduzir conteúdos educacionais. “Há diversos professores que usam a rede social como um chamariz para os assuntos principais. Como a ideia do TikTok é o divertimento e pontos mais sucintos, é interessante trabalhar como forma de introdução de algum saber”.

Um exemplo de professora que se utiliza da plataforma para interagir com os jovens é a Thaynan Fumian, que faz parte do corpo docente do Ensino Médio Técnico da instituição. "Para dialogar com o público jovem é preciso entender onde eles estão e do que gostam. E as redes sociais são canais para isso, pois estão sempre ao alcance deles. Usar esse caminho é benéfico a eles e aos educadores, pois assim nos atualizemos em relação à abordagem e conteúdo que vai chamar atenção do estudante em aula", afirma ela, que dá dicas de Inglês na plataforma.

Mais conhecida como @Thayzera pelos seus mais de 18 mil seguidores no TikTok, a professora reforça a importância do aprendizado de outros idiomas e traz a experiência da produção de vídeos para suas aulas. “Muitos alunos ainda consideram o aprendizado do Inglês como algo secundário. Procuro aproveitar esse argumento como oportunidades, por meio da exibição de conteúdos que demonstrem o contrário e propondo trabalhos cujos produtos finais sejam vídeos para alimentação do próprio TikTok”, pontua.

Entretenimento levado a sério

Durante os três anos de Ensino Médio Técnico em Multimídia do Senac São Paulo, o estudante tem a possibilidade de aprender mais sobre o funcionamento das redes sociais de forma geral, além de ter à mão os recursos necessários para aprender, na prática, sobre produção de diversos formatos, para diferentes tipos de mídias -- de computadores a câmeras e estúdios, além de bibliotecas e laboratórios estruturados para trabalhos diversos.

Entre as principais competências desenvolvidas estão as funcionalidades de edições, processo criativos e organização de temas. “No processo formativo ainda é possível ter noções de planejamento de mídias e estratégias de marketing para quem desejar se aprofundar nesses assuntos futuramente”, avalia Victor.

Quer bombar nas redes? Então tome nota!

O professor Victor Muniz Ferreira selecionou 5 dicas importantes para quem já está nas redes sociais e deseja trabalhar melhor o conteúdo para viralizar:

1- Quem não é visto, não é lembrado: É muito importante uma constância nas postagens, assim seu público sempre estará em contato com você e seu perfil pode se tornar mais relevante.

2- Saiba com quem está falando: Conhecer bem o tipo de usuário que se quer trabalhar é essencial. Essa relação começa a partir do estabelecimento do tema que irá abordar na rede. Por exemplo, moda, viagens, educação etc.

3- Surfe as ondas: Acompanhe as tendências, ou seja, as hashtags e as trends que estão acontecendo e aproveite para produzir conteúdo relevante que siga essa linha.

4- Qualidade é importante: Trabalhe em sua imagem, a iluminação, a pós-produção e roteirização, ainda que seja um vídeo de 30 segundos, precisa haver uma história por trás e uma cronologia que faça sentido, principalmente os vídeos de POV (Point Of View, ou ponto-de-vista, em português), que trabalham um pouco mais texto.

5- Interaja: É importante também interagir muito com os seus seguidores, seja curtindo comentários, respondendo com texto e/ou vídeos. E sempre interagir de forma que seus seguidores compartilhem seu vídeo o máximo possível.