A AMD, o Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL) e a HPE anunciaram que "El Capitan", o próximo supercomputador em exaescala, terá mais de 2 exaflops de desempenho de precisão dupla alimentados pela próxima geração de CPUs EPYC™ e GPUs Radeon ™ Instinct.
O sistema incorpora a próxima geração de processadores AMD EPYC, com o codinome "Genoa", que inclui o núcleo de processamento "Zen 4", a próxima geração de placas gráficas AMD Radeon Instinct baseadas na nova arquitetura de computação otimizada, a terceira Geração da arquitetura AMD Infinity e do software de computação de código aberto heterogêneo AMD ROCm.
El Capitan será o segundo sistema de exaescala alimentado por CPUs e GPUs da AMD nos Estados Unidos, e espera-se que seja mais poderoso que os 200 supercomputadores mais rápidos até hoje combinados e 10 vezes mais rápido que o supercomputador mais ágil do mundo atualmente.
El Capitan apoiará os requisitos da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) para sua principal missão de garantir a segurança e a confiabilidade das reservas nucleares do país. Os nós baseados na AMD serão otimizados para acelerar as cargas de trabalho com Inteligência Artificial e aprendizado de máquina que facilitam as tarefas da NNSA.
Com uma data de entrega prevista para o início de 2023, o Sistema do El Capitan seguirá o lançamento em 2021 do supercomputador em exaescala "Frontier" com a tecnologia AMD anunciada em maio de 2019 e com um desempenho estimado de processamento de 1,5 exaflops.