Recebemos para testes a GPU da AMD Radeon RX 6800, placa de vídeo voltada para quem deseja jogar em altas resoluções além de Ray Tracing e Infinity Cache.

A AMD voltou definitivamente ao jogo com a tecnologia RDNA e sua evolução, a RDNA 2 prova que o lado vermelho da força está em pé de igualdade com as placas da NVIDIA.

A evolução da microarquitetura RDNA 2 foi gigante se comparado ao seu antecessor, chegando em até 54% de mais performance por watt, segundo a própria AMD.

Além dos ganhos energéticos graças ao RDNA 2, a RX 6800 conta com mais recursos para ganho de performance, como o Infinity Cache. De acordo com a fabricante, o AMD Infinity Cache é um nível de cache totalmente novo, permitindo alto desempenho de largura de banda com menor potência e baixa latência, o que isso significa? A placa conta com 128MB de memória, ela atua basicamente como uma memória cache 3, que nada mais é que uma memória que tem por finalidade salvar conteúdos que podem ser requisitados pelos outros núcleos para executar as tarefas com mais rapidez e eficiência.

E a cereja do bolo fica por conta do Variable Rate Shadding, aliviando o processador na hora de fazer o render em determinadas partes das imagens. A Tecnologia Variable Rate Shadding aumenta a eficiência do carregamento da imagem a partir dos dados do quadro anterior

RX 6800 16GB DRAM pau para toda obra

A AMD Radeon RX6800 é uma placa extremamente parruda, seu sistema de ventilação conta com 3 coolers, mantendo sua temperatura bem estável mesmo quando usada em jogos mais pesados, executando jogos como  Elden Ring  e Far Cry 6 a placa não ultrapassou os 80º

Cada vez mais os jogos exigem uma placa de vídeo mais robusta, mesmo algumas placas intermediárias já não são mais capazes de rodar alguns jogos com as resoluções no ultra e manter um bom desempenho, pois em sua maioria elas contam com 8Gb de VRAM, não que esse seja o único requisito para rodar algum jogo com no mínimo 50 FPS, porém a RX 6800 conta com absurdos 16 GB de memória RAM, os seus 128MD apesar de menos que seu concorrente direto, a RTX 3070 o Infinity Cache e o uso do Variable Rate Shadding + Free Sync para quem tem um monitor com a tecnologia eleva o jogo.

A AMD Radeon RX6800 foi pensada e desenvolvida para ser uma placa high-end e principalmente para rodar jogos em 4k, infelizmente não possuímos um monitor 4k para testes, então todos foram realizados em um monitor 1080p,  144Hz com Free Sync. Das portas de saída de vídeo, usamos uma das 3 Display Port disponíveis, todos os jogos testados para análise requerem um alto desempenho da placa de vídeo, principalmente aqueles que possuem a tecnologia de traçado de raios.

Jogos como Shadow of Tomb Raider, Red Dead Redemption 2 e Far Cry 6 a AMD Radeon RX 6800 em qualidades mais altas rodam o jogo sem nenhuma dificuldade, principalmente quando o Ray Tracing está desabilitado, basta ativar o traçado de raios para que em alguns jogos o FPS caia significativamente. Deve-se atentar que a queda do desempenho pouco tem a ver com a placa, mas principalmente com a otimização do jogo.

A diferença das duas GPU em Shadow of the Tomb Raider salta aos olhos
Em Red Dead Redemption 2 a diferença é quase imperceptível 

*Elden Ring não foi usado para testes comparativo pela má otimização do jogo causando quedas bruscas de FPS

Conclusão

A AMD elevou e muito o seu poder de fogo, a tecnologia Navi e a microarquitetura RDNA 2 deram um verdadeiro salto na qualidade e desempenho das placas AMD, seu poder gráfico não só supre as necessidades dos entusiastas que buscam o melhor em qualidade e desempenho como também supera as expectativas, em monitores Full HD e em definições mais elevadas dos jogos mais recentes ( menos Elden Ring pois ali nem uma dúzia de GPUs fazem ele manter o FPS), seu desempenho se mantém acima dos 80 quadros por segundo.

A RX 6800 veio para confrontar a RTX 3070 da NVIDIA, não temos dados comparativos pois não temos o modelo em nossa redação e não recebemos para testes.

Seu design dá maior robustez a placa, ela é bonita e elegante em sua simplicidade sem muitos detalhes, uma boa escolha estética para quem busca um design mais clean ou não se importa com RGB (apesar da placa possuir iluminação).

Preço e disponibilidade

Apesar da escassez de GPU no mercado, se procurar bem ainda é possível encontrar a placa no mercado, a AMD RX 6800 no momento da finalização desta análise estava em torno dos R$8.100,00, sua versão mais robusta, a AMD Radeon RX 6800 XT pode ser encontrada por R$8.800,00 dependendo do varejista.

A AMD Radeon RX 6800 foi emprestada ao NerdWeek para a realização desta análise.