Gostaríamos de falar sobre o Dia Mundial do Backup, data que está chegando no final deste mês. É importante considerar que, quando os anos passarem, todas essas memórias em fotos e vídeos não resistirão ao teste do tempo, a menos que você as tenha em um backup. Essas histórias devem ser importantes - para não mencionar todos os documentos importantes que você tem. Então, o que aconteceria se você os perdesse, fosse roubado ou o dispositivo em que estão salvas for danificado?

Isso acontece com mais frequência do que gostaríamos e, embora seus equipamentos de computador e smartphones sejam substituíveis (por mais que sua perda seja dolorosa), todos os seus arquivos e conteúdo podem não ser. É por isso que o Dia Mundial do Backup, que acontece todos os anos em 31 de março, foi criado: para ajudar a aumentar a conscientização sobre o hábito de fazer backup de nossas informações.

Execute backups regulares

Nos não somos bancos, mas nossas informações são tao importantes para nos como o dinheiro e para o banco, temos muitos itens de valores sentimentais inestimáveis como o vídeo do seu filhes andando pela primeira vez ou ate mesmo documentos importantes como uma copia virtual do documento da sua primeira casa.

Em sistemas críticos backups acontecem tendem a ser no menor intervalo possível para caso ocorra um problema a quantidade de dado perdida e a menor possível e isso varia de acordo com o nível de serviço que e acordado com o cliente.

Para nos qual seria o nível de serviço mais alto o possível, eu particularmente gosto dos meu backups diariamente para itens super importantes e semanalmente para itens que eu gostaria de ter mas se eu perder ele durante a semana não seria trabalhoso recuperar ou recriar, como emitir o documento novamente.

Então quanto mais importante aquela informação pra você, mais frequente o backup deve ser feito.

Use software dedicado de backup

Ter conhecimento para criar seu proprio script ou programa para backup e muito legal, porem manter ele seguro e funcional durante anos, e anos se transforma em um fardo muito grande.

Por isso utilizar softwares dedicados para backup sempre são a melhor alternativa. Outra coisa muito importante e utilizar códigos que sejam mantidos pela comunidade e sejam ativos pois se o mantedor ou a empresa fechar sua ferramenta ira parar e você pode perder todo seus backups (experiencia própria)

Então sempre procure por empresas que possuem código aberto com licenças GPL, LGPL AGPL, BSD, Apache 2 e que as atualizações sejam regulares, aqui alguns projetos multi-plataforma que podem te ajudar.

Criptografe seus backups

Muitas vezes temos nosso backup no nosso pendrive, ou no nosso HD externo e normalmente eles não estão criptografados, isso significa que qualquer tipo de vírus malicioso ou pessoa com acesso pode checar nossas informações.

E muito importante que os backups sejam criptografados, isso também ajuda a prevenir Ransomwares que normalmente procuram por arquivos por extensão (ex: .doc, .jpg), e seu arquivo criptografado não entrara na lista e criara uma camada maior de segurança caso seu backup seja atingido pelo atacante.

Completando o ponto de utilizar soluções de mercado criptografar também faz parte do sistema de backup que você esta utilizando, tome cuidado com a soluções de algoritmo privado, pois usam atualização para o Windows 11 por exemplo pode criar falhas no algoritmo e invalidar todo seu backup.

Utilizem sempre ferramentas de backup com criptografia confiáveis.

E sempre teste seu backup pra saber se você consegue abrir ele apos criptografado.

Backup seu telefone também

Isso mesmo. Hoje muitos tempos o MFA (2FA) Autenticação de Multi-Fator no telefone e isso bloqueia muitos outros aplicativos. Logo o backup do seu aparelho de telefone e de aplicativos cruciais são de extrema importância também.

Hoje como muitos acessos estão diretamente ligados com o telefone garantir o backup do seu telefone esta diretamente relacionado a manter a segurança das suas redes sociais, e-mail, conta bancaria e outros.

Teste, Teste, Teste backup

Vou começar este tópico com um pequeno poema:

Executei o meu backup
No HD externo eu o salvei
Na pressa não o testei
Na recuperação eu me ferrei.

Infelizmente isso acontece com todo tipo de pessoa diariamente, executamos o backup, criamos nosso arquivo zip ou rar, depois pra garantir a segurança colocamos no HD externo, no pendrive ou na cloud, mas nunca testamos.

Durante a copia deste arquivo ou durante a te apropria criação deste arquivo ele pode ter sido corrompido por uma falha de software ou de hardware, então toda vez que você efetuar um backup. Teste o backup pra saber se você consegue abrir e extrair dados dele.

Principalmente se as ferramentas atualizaram as versões, muitas vezes ocorre da versão 1.0 não ser compatível com a versão 2.0 e seu backup não abrir mais.

Então teste seu backup, teste seu backup, teste deu backup.!


Com isso o Nerdweek recomenda um dos portáteis para facilitar seus backups e salvar seus documentos importantes

Western Digital My Passport - HD Externo

  • Capacidade de de 1TB a 5 TB
  • USB 3.2 Gen 1
  • Compatível com todo sistema operacional (*requer formatação)
  • Dimensões (L x W x H) 4.22" x 2.95" x 0.44"
WD My Passport External Portable Hard Drive HDD (1 TB to 5 TB) | Western Digital
A Western Digital fornece soluções de armazenamento de dados, incluindo sistemas, HDD, Flash SSD, memória e soluções de dados pessoais para ajudar os clientes a capturar e preservar seus dados mais valiosos.