Hoje, 8 de fevereiro é o Dia da Internet Segura, iniciativa global que visa promover a conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável da tecnologia.

O Brasil participa do grupo de 200 países que se mobilizam em torno desta agenda. Para se ter uma ideia da relevância do tema, seis em cada 10 internautas brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira entre junho de 2020 e junho de 2021. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC Brasil), em parceria com o Sebrae. Ao todo, cerca de 16,7 milhões de brasileiros foram prejudicados por golpes virtuais, crescimento de 28% na comparação com 2019.

f5.0 1/30s 38mm
Photo by Alex Chumak / Unsplash

Para marcar a data, especialistas do AllowMe - plataforma de proteção a identidades digitais e prevenção a fraudes on-line - reuniram cinco dicas para navegação na internet e compras em sites e apps com segurança.

Crie senhas fortes

O primeiro passo para ter segurança digital é criar senhas fortes. As empresas também devem orientar seus colaboradores para isso. Pode parecer cansativo, mas criar senhas com caracteres especiais, letras maiúsculas e números é o primeiro passo fundamental para se proteger de ataques.

Troque de senhas recorrentemente

Vazamentos de bancos de senhas têm se tornado mais comuns. Por isso, além de criar senhas fortes, é importante que as trocas de senhas sejam recorrentes -- como de três em três meses, por exemplo.

Crie uma cultura de segurança

Uma das táticas dos fraudadores digitais é criar páginas falsas com nome semelhante ao de uma empresa. Eles podem divulgar, por exemplo, promoções nas redes sociais, atraindo um grande número de pessoas para a página falsa. Ao fazer login nesta página, o usuário está alimentando uma base de dados criada pelos golpistas. Por isso, criar uma cultura de segurança dentro das organizações -- como empresas, escolas, ONGs, entre outras -- é fundamental. A ideia é que, ao serem abordados por sites e promoções imperdíveis, os usuários se questionem sobre a confiabilidade antes de expor seus dados.

Adote ferramentas de análise do dispositivo

Seja computador, notebook ou smartphone, os dispositivos são fundamentais na prevenção de fraudes, já que dizem muito sobre seus usuários. Como atualmente as pessoas utilizam os devices quase 24 horas por dia, uma análise de contexto robusta permite identificar se uma transação é uma fraude. Quando um cibercriminoso tem acesso a informações de dados estáticos dos usuários, como CPF, RG e até mesmo a senha, por exemplo, ele tentará realizar um roubo de conta.

Uma plataforma que realiza uma análise de dispositivos robusta consegue identificar todas as características desse aparelho no momento do login, como fabricante, modelo, operadora, geolocalização, entre outras variáveis, além de verificar o contexto de uso. Isso é importante já que, mesmo com dados estáticos em mãos, os golpistas não conseguem imitar o comportamento dos usuários, facilitando na detecção de uma possível fraude.

Utilize ferramentas de prevenção a fraudes

Ferramentas de prevenção à fraude que realizam uma análise do dispositivo permitem verificar o padrão de comportamento dos usuários, impedindo que fraudes ocorram antes mesmo de o golpista conseguir acessar a conta da possível vítima.

A pandemia de covid-19 mudou o comportamento dos usuários e ampliou a utilização de ferramentas digitais, como internet banking e e-commerce. Com a utilização crescente da internet, cresce também o número de pessoas mal-intencionadas, e a criatividade dos fraudadores para utilizar datas importantes como Páscoa, Natal e, neste ano, Copa do Mundo e eleições, deve ser levada em conta.

Além das perdas financeiras para os usuários, também as empresas são prejudicadas. Os crimes da internet podem causar danos irreversíveis à imagem de uma empresa, frustração e senso de impotência nos usuários. Por isso, prevenção à fraude é o melhor remédio, já que não impacta na experiência do usuário e ainda auxilia na conversão.

Sobre o AllowMe

O AllowMe é uma plataforma de proteção a identidades digitais que ajuda empresas a melhorarem seus resultados financeiros de maneira segura e simples. A plataforma do AllowMe valida usuários a partir da análise dos dispositivos e do contexto de uso destes aparelhos para navegação e compra em sites e apps.

Idealizado por especialistas em proteção de identidades digitais e desenvolvido a partir das tecnologias mais inovadoras disponíveis, o AllowMe conta hoje com mais de 80 milhões de dispositivos móveis em sua base, o que traz a garantia de uma plataforma robusta e confiável.