Após trazer a Zoom para o Brasil em 2016, a WebSIA, empresa especializada em arquitetura de soluções disruptivas, agora anuncia uma parceria exclusiva no País com a Vimeo, plataforma de compartilhamento de vídeo fechada, para proporcionar melhores experiências sensoriais de interatividade às empresas.

O objetivo é oferecer uma solução completa de ponta a ponta às organizações que queiram potencializar e investir em novos formatos de comunicação e de experiências de visualização na internet, tais como transmissão de eventos, videoconferências, lives, shows ao vivo, biblioteca de vídeos, cursos à distância, vídeos interativos e plataformas de OTTs (Over The Top), sem limite de participantes.

Na prática, o cliente entrará com o conteúdo, a WebSIA realizará toda a arquitetura e apoio tecnológico necessário e a Vimeo atuará na hospedagem e distribuição digital. “Trata-se de uma atuação inédita e exclusiva no Brasil. O contratante não vai precisar lidar com terceiros, gerenciar a manutenção de aplicativos nem contratar engenheiros e equipe de infraestrutura. Tudo será feito pelo time da WebSIA, desde a implantação, treinamento, suporte, até a gestão de eventos online e híbridos. O cliente ficará responsável pela produção e o conteúdo”, explica Rodrigo Santos, vice-presidente de inovação da WebSIA.

Adicionalmente ao atendimento personalizado e oferta integrada, serão agregadas funcionalidades diferenciadas para quem possui a assinatura gratuita. O principal benefício é a publicação de vídeos diretamente do Vimeo em outras plataformas com inteligência artificial, de maneira simples, rápida e permitindo que os criadores transmitam vídeos ao vivo simultaneamente para qualquer outra rede social, como Zoom, Linkedin, TikTok, Facebook e YouTube, por exemplo.

Um dos focos da parceria é popularizar no Brasil o modelo Enterprise e OTT (Over The Top), plataformas de distribuição de conteúdo pela internet, no qual o usuário assiste sob demanda. Frente a um cenário que já alcança 56% da população digital no País, segundo dados da Comscore. Os vídeos distribuídos em OTT, vem se tornando o formato ideal para empresas e ongs alcançarem o seu público-alvo em larga escala por meio da produção de conteúdos inéditos e personalizados via streaming.

“Vamos auxiliar as companhias com todo braço tecnológico necessário para a criação da sua própria “Netflix”. Sob o ponto de vista dos negócios, as organizações poderão levar assuntos de interesse para a base e escolher a monetização ideal, que poderá ser um serviço de assinatura mensal, pay per view, ou, até mesmo, através da geração de receitas com propagandas e patrocínios inseridas nos vídeos que podem ser interativos, integrados com live commerce e na plataforma. É um viés potente dentro das novas formas de consumo de conteúdo, informação e geração de novas receitas”, exemplifica Rodrigo Santos.

Somente no mercado de OTT, a Vimeo registra até o momento números robustos ao redor no mundo, em especial nos Estados Unidos, onde criou mais de 3 mil aplicativos, impactou 8 milhões de usuários finais, além de realizar 3,5 milhões de transmissões ao vivo nos últimos anos. A ideia é incluir o Brasil nesses índices usando a parceria da WebSIA como porta de entrada.

A movimentação em terras brasileiras já começou com o projeto da MixPlay, plataforma de streaming voltada para o universo fitness. Segundo Waldyr Soares, CEO da Humana Academy, um dos maiores especialistas sobre o mercado de Wellness, o “OTT vai revolucionar o segmento ao trazer um novo modelo de condicionamento físico e de bem-estar em qualquer lugar no mundo”. A parceria visa conquistar novos clientes corporativos até o final de 2022 nas verticais de entretenimentos híbridos (shows/peças de teatros, casas de espetáculos), educação, recursos humanos, esportes, seguros, saúde, religião, influenciadores, artistas e muitos outros.

“Os setores de marketing, eventos, comunicação entre outros, serão os grandes beneficiados desta parceria, tendo a chance de levar experiências inovadoras gerando e ganhando eficiência para criar, hospedar e compartilhar vídeos de marketing que se destacarão com os clientes e ajudarão na construção da marca. É uma oferta com começo, diversos meios, mas sem um fim. Apenas com evolução”, finaliza Renato Hirata, diretor de vendas da Vimeo para a América Latina.