Marvetes, Marveleiros ou, simplesmente, fãs da Marvel, movimentam um universo gigantesco da marca que já é avaliada em mais de US$ 50 bilhões. A Marvel Entertainment que hoje é formada pelos grupos Marvel Comics, Marvel Studios, Marvel Music e Marvel Television (quanta coisa, né?), conta histórias do universo compartilhado onde ocorrem as aventuras dos super-heróis mais queridos dos quadrinhos (não se você for fã da DC, mas não viemos criar intrigas).
O universo Marvel é tão potente que hoje engloba, além dos clássicos comic books e filmes, uma série de produtos que vão desde funko pop - bonecos fofos e cabeçudos dos personagens - até itens de cozinha. Fazendo o recorte para as produções das telonas, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, monitorou o volume de buscas das principais produções já feitas pela Marvel. Com uma base de dados robusta de diferentes parceiros, a Semrush identificou um crescimento de 643,62% na busca pelos filmes do Homem-Aranha.
Em dezembro de 2021, com a estreia do filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, a busca pelo super-herói emplacou 3.350.000 pesquisas na internet. Como vocês sabem, ‘com grandes poderes vem grandes responsabilidades’. Por isso, a Marvel entregou - segundo os telespectadores - o filme mais épico (e outros adjetivos que não podemos falar aqui) de todos os tempos.
Estrelado por Tom Holland e Zendaya, que já participavam da sequência de longas, “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” foi um sucesso de bilheterias, mas quem roubou a cena foram (será que ainda é spoiler?) Tobey Maguire e Andrew Garfield que levaram os cinemas à loucura em cenas históricas unindo os 3 homens-aranha na mesma linha do tempo.
Só que nem só de Homem-Aranha vivem os fãs da Marvel. “Eternos”, que estreou apenas um mês antes, também movimentou a internet sendo um dos filmes mais aguardados, chegando a 2.740.000 buscas em novembro de 2021. O longa reúne uma nova equipe de super-heróis que vive em segredo na Terra há milhares de anos. E o elenco é de tirar o fôlego com figuras como Angelina Jolie, Richard Madden e (alerta de spoiler, depois não diz que não avisei) o cantor Harry Styles surpreendendo o público ao interpretar Eros, irmão de Thanos nos quadrinhos.
Entre as estréias de “Eternos” e “Homem-Aranha”, o público geek ainda buscou por outros heróis do universo, como aponta a Semrush. “Pantera Negra”, com mais de 420 mil buscas, aparece como o segundo filme mais procurado. Em agosto de 2020, o ator Chadwick Boseman que interpretava o Pantera Negra comoveu os fãs com sua partida (Wakanda Forever!!!). Chadwick deixou um legado de representatividade como primeiro super-herói negro das telonas, abrindo caminho para as próximas gerações.
“Viúva Negra” também aparece no pódio dos favoritos com 359 mil buscas. Protagonizado por Scarlett Johansson, o longa aborda questões femininas e de sororidade, contornando a hiper-sexualização da personagem.
Confira a seguir a lista dos top 10 filmes favoritos da Marvel, de acordo com o volume de buscas de dezembro de 2020 a dezembro de 2021:
- Homem Aranha - 1.137.722
- Pantera Negra - 420.278
- Viúva negra - 359.778
- Eternos - 256.533
- Homem de Ferro - 214.000
- Vingadores Ultimato - 171.722
- Thor - 159.333
- Capitã Marvel - 108.722
- Doutor Estranho - 99.111
- Guardiões da Galáxia - 90.250
Sobre a Semrush Holdings, Inc. É uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas globalmente executem otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitiva e obtenha resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush é líder em oferecer ideias e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 67.000 clientes, está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Dallas, Praga, São Petersburgo, Varsóvia e Limassol.