NOTA DO EDITOR: O conflito entre a Russia e a Ucrânia é um assunto bem delicado e complexo que deve ser tratado com muita delicadeza pois afeta a vida de centenas de milhares de pessoas, então seja gentil e assedie ninguém.
Nesta manha do dia 2 de fevereiro o vice-primeiro ministro ucraniano Mykhailo Fedorov em carta aberta pediu que a XBox, Playstation e desenvolvedores e publicantes de jogos em geral iniciem sansões ao mercado da Russia.
Durante a semana passada e inicio desta semana outras sansões similares foram efetuadas em organizações esportivas como a FIFA e UEFA que removeram clubes de seus campeonatos incluindo a Copa do Mundo e o Comitê Olímpico que esta recomendando a não organização de eventos atléticos na Russia e Bielorrússia.
Outras acoes de big-techs como o Facebook e TikTok tambem iniciaram sansões ao pais liderado pelo presidente desde 2012 Vladimir Vladimirovich Putin.
A industria cinematográfica também se pronunciou e parou os lançamentos de novos longas como parte das sansões contra Russia e Bielorrússia sendo elas Disney, Warner e Sony Pictures o que causou que o The Batman não seja lançado em ambos os países.
Desta vez o vice-primeiro ministro esta expandindo sua voz pedindo ajuda da comunidade "gamer" e seu suporte para com os cidadães inocentes da Ucrânia afirmando "Russia não declarou guerra contra Ucrânia, e sim contra todo cidadão civilizado do mundo" em seu Tweet.
Carta Aberta da Ucrânia à Indústria de Jogos
Para todas as empresas de desenvolvimento de jogos e plataformas de esports
A Federação Russa realizou um ataque militar enganoso e ultrajante ao meu país! Imagine, em 2022, mísseis de cruzeiro atacarem bairros residenciais, jardins de infância e hospitais no coração da Europa.As forças armadas e os cidadãos estão defendendo a Ucrânia até o fim!
O mundo inteiro está repelindo o agressor através da imposição de sanções - o inimigo deve sofrer perdas significativas. Mas precisamos do seu apoio - em 2022, a tecnologia moderna talvez seja a melhor resposta para os tanques, lançadores de foguetes múltiplos (hrad) e mísseis.
Estou certo de que não apenas ouvirá, mas também fará tudo para proteger a Ucrânia, a Europa e, finalmente, todo o mundo democrático de uma sangrenta agressão autoritária - e apelo para bloquear temporariamente todas as contas russas e bielorrussas, interromper temporariamente a participação de russos e Equipes e jogadores bielorrussos em todos os eventos internacionais de esports e cancelam todos os eventos internacionais realizados no território da Rússia e da Bielorrússia.
Temos certeza de que tais ações motivarão os cidadãos da Rússia a interromper proativamente a vergonhosa agressão militar.
Com os melhores cumprimentos,
Vice-Primeiro-Ministro da Ucrânia
Ministro Mykhailo Fedorov