Seguindo com a proposta de oferecer soluções de rede robustas e confiáveis, com grande escalabilidade e variedade de opções de gerenciamento e segurança, a TP-Link, empresa líder global em conectividade, acaba de ampliar sua linha de switches gerenciáveis JetStream, trazendo ao mercado brasileiro o novo TL-SX3016F, equipado com 16 portas de fibra de 10G e capacidade de comutação de 320 Gbps.

De acordo com Nelson Ito, Diretor de Negócios da TP-Link Brasil, o TL-SX3016F é um equipamento “ideal para pequenas, médias e grandes empresas, já que não apenas atende, mas supera as necessidades impostas pela construção, ou ampliação, de redes corporativas confiáveis, seguras e de alta velocidade”.

Ainda segundo o executivo, graças às suas 16 portas SFP+ Full 10GE extremamente rápidas, o TL-SX3016F “fornece conectividade de agregação com alta largura de banda e capacidade de comutação de 320 Gbps, sem bloqueios”. O equipamento ainda suporta uma linha completa de recursos L2 e L2+, “contribuindo para a construção de uma rede altamente escalável e robusta, e fornecendo uma solução confiável para empresas, campus universitários e ISPs”.

Entre os recursos suportados pelo TL-SX3016F, pode-se citar: roteamento estático, que segmenta a rede para rotear o tráfego com eficiência; QoS (Quality of Service) de nível empresarial, que permite que os serviços de voz e vídeo permaneçam transparentes, mesmo em situações de baixa largura de banda; e IGMP Snooping avançado, que garante que o switch encaminhe fluxos multicast de maneira inteligente para os assinantes apropriados, reduzindo o tráfego desnecessário.

Outro destaque do dispositivo são seus diferenciais voltados para segurança de alta qualidade, capazes de garantir proteção contra uma série de ameaças de rede. Entre essas funcionalidades, destacam-se: IP-MAC-Port-VID Binding, Port Security, Storm Control e DHCP Snooping.

Além disso, uma lista integrada de recursos contra ataques do tipo DoS (Denial Of Service) está disponível, tornando mais fácil do que nunca os evitar. O recurso Listas de Controle de Acesso (ACL, L2 a L4), por sua vez, restringe o acesso a recursos de rede sensível ao negar pacotes com base no endereço MAC de origem e destino, endereço IP, portas TCP/UDP ou ID da VLAN. Já o acesso à rede pode ser controlado por meio da autenticação 802.1X, de acordo com as credenciais válidas do usuário.

O TL-SX3016F conta ainda com fonte de alimentação redundante, ou seja: duas fontes de alimentação que são backup uma da outra, tornando o produto a escolha ideal para uma arquitetura de rede confiável.

Por fim, vale ressaltar que o equipamento possui integração com o Omada Cloud SDN, possibilitando gerenciamento remoto e centralizado em nuvem. Capaz de integrar dispositivos de rede, incluindo access points, switches e roteadores, a plataforma Software Defined Networking (SDN) da Omada cria uma rede altamente escalável, controlada a partir de uma única interface, podendo fornecer conexões com e sem fio, ideais para uso em setores como hospitalidade, educação, varejo e escritórios corporativos.