Se você já está jogando e se divertindo com The Callisto Protocol, sem dúvidas gostaria de ter acesso a uma série de dicas e truques que vão facilitar e muito a sua jornada no game da Krafton que está sob a direção de Glen Schofield, responsável pela criação da série Dead Space.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas que vão te ajudar a focar em determinados pontos ou ter ciência de outros, enquanto progride na história, especialmente porque, embora similar ao seu antecessor espiritual, a jogabilidade do novo título se difere e muito de alguns jogos clássicos do gênero.

Veja 10 dicas e truques para se dar bem em The Callisto Protocol
Veja 10 dicas e truques para se dar bem em The Callisto Protocol - Imagem: Krafton

Por isso, confira abaixo 10 dicas e truques para jogar The Callisto Protocol!

1. Pise nos inimigos mesmo depois de mortos

Uma das novas mecânicas do game é a de pisar nos inimigos no chão. Embora seja excelente combinar a tática de atirar nas pernas dos inimigos para fazê-los arrastar para facilitar o pisoteio, essa mecânica é bem mais importante do que aparenta.

Assim que um inimigo é morto, você deve pisar nele para que ele drope algum item. Então, não se esqueça de fazer isso com frequência.

Importante: por conta disso, evite jogar inimigos para fora do cenário, porque você não vai ter um corpo para pisar. Se não tem corpo para pisar, não tem drop de item. Pense bem antes de fazer isso.

2. Cure-se após derrubar todos os inimigos

Pode parecer uma dica injusta, já que, muitas vezes, você está com a vida muito baixa e ainda existem muitos inimigos vindo. Bom, o fato é que eles conseguem te atacar mesmo quando você está se curando.

Vasculhe o cenário por elementos de cura antes de sair gastando os seus
Vasculhe o cenário por elementos de cura antes de sair gastando os seus - Imagem: Krafton

E isso é muito ruim, porque você vai ter gasto uma seringa de vida à toa. Por isso, administre bem os ataques para evitar tomar dano, deixando assim, para se curar apenas no final. Muitas vezes, você vai encontrar drops de vida pelo cenário após áreas com grandes encontros, então pense bem e não saia se curando por qualquer coisa.

3. Use o cenário ao seu favor

Quase todos os cenários abertos possuem armadilhas que podem ser usadas para auxiliar na sua derrota de inimigos. Por que não usá-las a seu favor?

Se você viu uma estaca de espinhos, correntes passando em alta velocidade ou até um ventilador à mostra, use o GRP para jogar os inimigos lá e economizar munição e vida.

No entanto, use isso com cautela, porque, como dito acima, você não só precisa do corpo para conseguir o loot, você precisa acessá-lo. Se você não conseguir alcançar um corpo morto por uma armadilha de cenário, você perderá o drop. Mesma coisa ao jogar um inimigo para fora do cenário.

4. O bastão é seu amigo

Não ignore o bastão. Embora seja uma arma melee e que envolva muita destreza ao usar, não negligencie seus atributos. De preferência, faça upgrades nele até que ele seja capaz de desmembrar inimigos.

Os inimigos são inteligentes. Se você bater neles, eles vão bloquear. Então, ao ter um upgrade que quebre o braço dos inimigos, isso aumenta as suas chances de conseguir boas finalizações.

Não negligencie o bastão em The Callisto Protocol
Não negligencie o bastão em The Callisto Protocol - Imagem: Krafton

Em certos pontos do título, você pode se sentir encurralado ou sem saber como pegar algum item atrás de um armário de vidro. Bom, salve algumas balas usando o bastão para quebrar o vidro. Parece algo trivial, mas não é incomum você se sentir para onde deve ir, quando na verdade você deve quebrar um vidro para prosseguir.

5. Desvie e bloqueie ataques

Como dito acima, desviar de inimigos e usar o bastão não é tarefa fácil. Porém, isso vai economizar munição e fazer com que você consiga maiores aberturas contra inimigos.

O único porém, é que ataques de raiva não podem ser desviados. Nesse caso, use armas para atirar no joelho dos inimigos e fazê-los rastejar. Nesse momento, o pisão pode ser bastante efetivo.

Parece que não, mas você pode bloquear a bola de ácido. Momentos antes de ser atingido pelo "cuspe de ácido", dê um passo para trás. Isso fará com que Jacob levante os braços, defendendo então, o projétil.

6. O seu inventário vai aumentar

No início do jogo, você vai ter apenas seis espaços de inventário. Isso parece pouco, e não se engane: é. Porém, você vai aumentar a capacidade de carregar itens após conseguir o traje.

Não se preocupe, o seu inventário vai aumentar
Não se preocupe, o seu inventário vai aumentar - Imagem: Krafton

7. Explore o cenário antes de prosseguir

Outra dica de valor sobre cenário é explorá-lo bem antes de prosseguir. Como todo jogo de terror, a exploração é um trade-off. Ou seja, ao explorar, você encontrará mais inimigos sem necessidade, porém, será muito bem recompensado por isso, com novas seringas de vida ou munição extra.

Além do fato de que, ao pisar nos inimigos, eles geram drop.

8. Traga caixas de longe para perto

Sabe aquelas caixas brilhantes que são inalcançáveis? Pois bem, use o GRP para puxá-las e arremessá-las contra a parede. Isso fará com que elas quebrem e você consiga reaver o seu conteúdo.

Traga caixas de longe para perto
Traga caixas de longe para perto - Imagem: Krafton

9. Atenção na interface

The Callisto Protocol conta com uma interface diegética — igual em Dead Space. Isso significa que não existe uma HUD fora da tela. Todas as informações do personagens estão contidas dentro do jogo.

A vida de Jacob, bem como o seu nível de GPR estão no dispositivo atrás da cabeça dele. O nível de balas de uma arma está contido exatamente próximo de onde fica a sua mira. Portanto, não negligencie esses itens.

Veja o status da vida e de balas na interface - Imagem: Krafton

Caso você esteja com problemas em ver o nível do GPR, comece a mirar com a arma. Isso vai fazer com que o nível do GPR seja exibido acima da vida dele.

10.  Menos é mais

Como dito acima, seis espaços de inventário é muito pouco. Ou seja, nem sempre você vai conseguir carregar todos os itens que encontra pelo cenário. Por isso, escolhe bem quais itens são mais importantes para carregar durante a sua jornada.

Assim como Dead Space, evite usar todas as armas possíveis, porque isso pode só atrapalhar a sua administração de recursos. Se possível, use apenas a pistola, o bastão e o GPR, porque assim você poderá focar exclusivamente em aprimorá-los ao máximo, tirando proveito deles mais rápido, em vez de ter que administrar tudo e ficar mediano.

Se você focar em aprimorar o bastão, ele será muito útil, porque além de dar mais dano nos inimigos, ele vai ser capaz de quebrar os braços e abrir melhores oportunidades de finalização.

Mais de The Callisto Protocol