Nessa sexta-feira, 09/04, a Twitch streamer Nebulosa postou em sua conta no Twitter sobre os ataques que vem acontecendo em suas lives que ocorrem a cerca de um ano. As mensagens que são deixadas em seu chat incitam à violência sexual e racismo.
Além do desgaste emocional que a streamer passa durante suas lives por causa dessas mensagens, muitos dos bots que as enviam invadem lives de outros streamers, deixando mensagens com conteúdo pejorativo e alegando fazer isso em nome da própria Nebulosa.
Além dos ataques à Nebulosa, a streamer de League of Legends, MSunflower, também postou em sua conta no Twitter sobre os ataques que sofre desde 2019.
Em novembro de 2020, houveram diversas denúncias sobre esses ataques em lives de mulheres, incitando à violência sexual desde mensagens no chat até os nicknames utilizados. É notável que os ataques são realizados por bots por causa do volume de mensagens e o conteúdo ser mensagens idênticas. Contudo, não se sabe quem os coordena.
No perfil oficial da Twitch Brasil no Twitter, não há posts em relação aos ataques, sendo as postagens recentes sobre lives de alguns streamers. Nessas postagens, há usuários pedindo para que os ataques de bots sejam resolvidos, até mesmo marcando o tweet do desabafo de Nebulosa. Porém, não há resposta do perfil oficial.
Os ataques, mesmo que digitais, são perigosos, pois dependendo do conteúdo das mensagens a Twitch pode banir o canal. Além disso, quando os ataques são feitos em nome de algum usuário, esses usuários sofrem denúncia em massa, podendo também ter o canal derrubado.
Quando o usuário possui lives como um dos meios de renda ou até mesmo o principal meio de renda, esses ataques possibilitam que haja o corte dessa renda.
Nebulosa é streamer filiada à Strigi Manse, organização profissional de E-Sports.