Jocelyn Mettler, a Abby de The Last of Us Part 2, é alvo de críticas negativas

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

A tão esperada continuação de The Last of Us chegou para os fãs sexta-feira, 19

Nesta sexta-feira (26), The Last of Us Part 2 mostrou-se como um marco na história de jogos eletrônicos ao alcançar a marca de quatro milhões de unidades vendidas.

Desde antes de seu lançamento, a história tem sido alvo de críticas de fãs mais fervorosos e extremistas, fazendo com que a pontuação do jogo tenha sofrido uma queda no MetaCritic.

Após seu lançamento, a situação piorou. Vários fãs não satisfeitos com os acontecimentos no desenvolver da trama, começaram a atacar vários desenvolvedores, produtores e equipes de elenco, principalmente a modelo de rosto Jocelyn Mettler, a qual foi escolhida para ser o rosto de Abby, a coprotragonista.

Rumores começaram a se espalhar de que a Jocelyn tenha desativado suas contas em mídias sociais, porém em seu twitter, que existe desde fevereiro de 2017, ela explica a situação.

"Oi, ok, sim, sou eu, eu fiz aquilo. Eu não deletei meu twitter, gente. Está bem aqui. Eu mudei meu user um tempo atrás e o google não fez o update do link. Eu não sei como lidar com esse tipo de atenção então não tenho me envolvido. Sou apenas uma pessoa comum." | Tradução livre

Ao longo do fio, Jocelyn explica que desativou seu Facebook, mas que seu Instagram sempre fora privado e queria que permanecesse deste jeito, pois possui fotos de família e queria um pouco de privacidade.

Vários fãs conversaram com Jocelyn por mensagem privada no twitter e a atriz reafirma que foram poucas as mensagens negativas que chegaram diretamente a ela.

"Oi! Só queria deixar que todos soubessem que tenho conversado com Jocelyn Mettler (modelo facial da Abby) e que os rumores dela ter desativado as contas por causa de ódio NÃO são verdade. Ela recebeu nada além de amor e está adorando. Obrigado!" | Tradução livre 

Fãs extremistas direcionando seu ódio aos envolvidos em uma história não é algo recente de acontecer. O mesmo ocorreu com várias outras atrizes inseridas em tramas as quais não foram bem aceitas por fãs de longa data. Um usuário do twitter retoma o que houve com atrizes como Kelly Marie Tran (Rose em Star Wars).

"A atriz de '13 Razões Por quê', Daisy Ridley de Star Wars, Kelly Marie Tran também de Star Wars, e agora Jocelyn Mettler. Vocês são estúpidos ou o quê?" | Tradução livre

Desenvolvedores também são alvo de críticas desgastantes e de petições, como a recém instalada petição para que o jogo seja refeito atendendo os pedidos dos fãs de como a história deve ser feita.

“… Nós deveríamos conectar com Abby ao longo de metade do jogo, e a personagem principal nem é a Ellie (…) Nós precisamso de uma remake do jogo porque isso foi um desrespeito a todos os fãs que esperaram 7 anos para essa sequência e nós precisamos ter o que merecemos e isso não é esse jogo. (...) Nós merecemos mais do que isso, pagamos $60 dólares por isso, e merecemos uma mudança."

Uma usuária do twitter brinca com a notícia.

"Escreve fanfiction como o resto de nós, meu deus." | Tradução livre

Petições e pedidos para o remake de conteúdo já publicado ganhou força quando Sonic (2020) da Paramount Pictres recebeu diversas críticas quanto o visual do personagem, as quais o diretor Jeff Fowler decidiu levá-las em consideração “Obrigada pelo apoio e pelas críticas. A mensagem é clara… Vocês não estão felizes com o design e desejam mudanças. Isso irá acontecer. Todos na Paramount Pictures e na SEGA estão determinados em trazer o melhor do personagem.”, respondeu em seu twitter.

Comparação entre o modelo Sonic no trailer disponibilizado em 2019 e o novo modelo de 2020

Estúdios de animação, principalmente os localizados nos Estados Unidos, são conhecidos por sobrecarregar seus desenvolvedores e artitas, os quais não têm um sindicato para atender demandas e melhores condições de trabalho. Logo, petições para modificações de modelos em jogos/filmes não somente demonstra o sentimento de direito irrevogável sobre um conteúdo de autoria de terceiros como desrespeito a pessoas que não são valorizadas no mercado da animação 3D.

Jocelyn Mettler postou recentemento em seu twitter sobre a utilização de seu rosto no jogo.

"Outra coisa que eu quero esclarecer é que eu não sou realmente uma atriz. Laura Bailey é a quem vocês deveriam agradecer por trazer Abby à vida! Eu sou apenas o modelo para o rosto do personagem." | Tradução livre

Mettler é artista de efeitos visuais para Beyond-FX, a qual publicou em seu facebook sobre empregar a mesma, em 1 de junho de 2018.

"Jocelyn Mettler é uma artista de efeitos visuais com paixão para habilidades em animação aplicadas em efeitos visuais. Graduou em Ball State University com ênfase em Animação. Em 2015, juntou-se à Naughty Dog como analista de qualidade para Uncharted 4: A Thief's End. Tomou interesse em VFX durante este projeto, e foi promovida ao carrgo de Artista Coadjuvante em Efeitos Visuais em Uncharted: The Lost Legacy. Recentemente, saiu de Naughty Dog e se juntou ao nosso time em Beyond-FX!" | Tradução livre

A montagem da personagem do jogo necessitou de três pessoas. Jocelyn Mettler como modelo facial, Colleen Fotsch como modelo corporal e Laura Bailey como dubladora.

Em um personagem composto por três pessoas diferentes, a quem culpar pelo conteúdo da trama? O rosto, o corpo ou a voz? A resposta é: ninguém.

Críticas a conteúdos publicados, sejam estas negativas ou positivas, sempre ocorrerão, porém servem para que próximos criadores entendam o que o público realmente almeja em uma história, a forma como uma trama deve ser carregada. Porém, o modo como reagimos a estas histórias é responsabilidade de quem a consome.