Será que a paixão pelos seus ídolos dos eSports ultrapassa as marcas?

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Você já se fez essa pergunta?

No Brasil, especialmente em modalidades tradicionais de esportes, pode se ter a ideia de que os ídolos vão passar, mas seu clube sempre vai continuar existindo e tendo sua relevância.

Nos eSports, no entanto, essa premissa pode não ser tão verídica quanto aparenta. Atualmente, jogadores e até mesmo streamers conseguiram capitalizar suas próprias imagens e serem mais relevantes que suas equipes. A Betway foi buscar essa correlação, os comparativos e os motivos disso, você confere abaixo!

A paixão pelos seus ídolos dos eSports ultrapassa as marcas?

Indo direto ao assunto, a resposta mais direta é sim! Mas, há algumas considerações a serem feitas sobre o assunto. Os torcedores de eSports possuem um comportamento completamente diferente dos chamados "esportes tradicionais", o que faz com que seus ídolos realmente sejam mais conhecidos, ou até mais relevantes que seus times.

Assim, não é raro encontrar casos em que um jogador muda de time e, com ele, carrega uma legião de fãs que torcem pra ele, e não para o time em si. Isso se dá por conta das redes sociais, que aproximam os ídolos de seus fãs, sem a necessidade de estar presencialmente para isso.

É claro que cada time possui sua legião de fãs e suas estratégias próprias de marketing para mantê-los cada vez mais fiéis. E isso vem de um amadurecimento de como o cenário é visto no país. Mas, ainda assim, e colocarmos em gráficos, é possível ver a quantidade de seguidores de determinados jogadores, quando comparados com seus times.

Para este exemplo, foram usados os seguintes jogadores:

  • Baiano (Vivo Keyd);
  • brTT (Flamengo)
  • FalleN (SK Gaming);
  • Nobru (Corinthians);
  • YoDa (RED Canids Kalunga).
Comparação entre seguidores dos jogadores e seus respectivos times - Reprodução/Betway

Abaixo, você pode ver a comparação usando como base o Instagram:

Comparação entre seguidores dos jogadores e seus respectivos times - Reprodução/Betway

No caso do Instagram, é possível ver que a Vivo Keyd possui mais seguidores que o Baiano, mas talvez seja uma exceção, quando se comparado a um cenário mais amplo.

Pouco se sabe sobre o futuro dos eSports e como os fãs vão manter suas relações com seus ídolos, ou com seus times favoritos no futuro. O ponto chave, é que as equipes têm consigo, na figura do jogador, um forte aliado para angariarem mais fãs para suas marcas, e isso é muito bom. Seguindo essa linha, o oposto também deve ser levado em conta: se um jogador relevante sai brigado com um time, pode gerar uma repercussão negativa para a marca.

Fato é que os jogadores e times têm feito um trabalho excelente e, novamente, sendo pioneiros em um ramo talvez pouco explorado.

Fonte: Betway Insider