O SENAI-SP lança, durante a FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), a Escola Móvel de Conectividade 5G, que atenderá a indústria com cursos de formação profissional e demandas personalizadas para indústria. O evento acontece entre os dias 3 e 7 de maio, em São Paulo.

Nas instalações da nova Escola Móvel, os visitantes poderão experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. Além disso, a nova escola apresentará famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.

Dentre as aplicações apresentadas, também estarão o monitoramento, acionamento e a manutenção de equipamentos, de maneira segura e remota.

Com o lançamento, o SENAI-SP amplia seu portfólio de serviços tecnológicos relacionados à conectividade para aplicação e fomento na indústria. A unidade se integra à rede de 78 Escolas Móveis do SENAI-SP -- laboratórios tecnológicos que percorrem o estado de São Paulo no atendimento a estabelecimentos industriais em suas necessidades de formação profissional e consultoria tecnológica.

Além de atender às demandas personalizadas para as indústrias, a unidade ainda contemplará cursos já desenvolvidos pelo SENAI-SP, como “Desvendando o 5G”, “Conectividade Industrial 5G”, “Instalação e Configuração de Redes Privadas”, “LTE/5G” e “Dimensionamento de Redes”.

SENAI-SP NA FEIMEC

A exposição da Escola Móvel de Conectividade 5G, representada pelo novo semirreboque, acontecerá em um espaço exclusivo, e o SENAI-SP também estará no estande da Nokia, empresa parceira para o fornecimento do sistema de rede privada 5G, e da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

O projeto também conta com outros parceiros, como a Cisco, a partir do sistema Wi-Fi 6, e a Schneider Electric, com o sistema de controle e monitoramento remoto.

Seguindo a estratégia de acompanhar as tendências mundiais relacionadas à conectividade, o SENAI-SP também deve lançar, em breve, um Centro de Conectividade para demonstração das tecnologias habilitadoras e um novo Núcleo de Tecnologia, com portfólio de serviços consultivos para a indústria voltados às soluções que exigem conectividade.

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Para isso, conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado, 79 Escolas Móveis, além de estratégias de educação online e híbrida.

Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.