Reformando SG Giannini AE07

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Recentemente adquiri uma SG das antigas Giannini, modelo AE07 vermelha, ela apesar do ano e toda original precisava de uma reforma e como eu não tinha pretensão de manter nada original dela, foi uma compra bem aceitável.

Bom como disse não havia pretensão alguma de deixar ela original, então comprei um escudo para que o luthier faça um novo escudo, tarraxas, rastilho com alavanca, captadores singles, e a ponte tune o matic com piezo.

As tarraxas escolhidas foram da gotoh modelo SGM-07 L3+R3 com uma boa relação de rotação 1:16 cromada construída em zinco

No rastilho eu achei uma Duesenberg Les Tremlo por um preço que não tive como não compra-la, que é um sistema tremolo para guitarras com ponte tune-o-matic, ele é montado diretamente na guitarra sem ser necessário nenhuma nova perfuração e ela já veio acompanhada de todas buchas e roscas, como já possuo uma semi acústica com modelo Bigsby havia pensando inicialmente nesse modelo, ou em uma Maestro Vibrola, mas quando vi o anúncio desse modelo, fiquei encantado.

E no apoio das cordas coloquei a ponte Schaller Nashville PIezo GTM-P. Todavia diferente do outro modelo Piezo que tenho  (leia matéria aqui) ela não veio com um pré amplificador, então resolvemos fazer um sistema passivo com um potenciometro concentrico CTS de 500.

Para a captação, optei em usar o kit Multistrato desenvolvido pela empresa Malagali (também já comentamos sobre ela em outra matéria), sim uma SG com captadores single coil; uma vez que esses captadores me agradaram muito, e como na outra guitarra pensava em deixar ela para outras pessoas usarem (locação) resolvi instalar colocar os custom D.G. baseado nos captadores do David Gilmour.

É… mas foi na parte elétrica que tivemos um belo trabalho. A SG por padrão possui dois potenciômetros de tonalidade,  dois de volume e um toggle switch de três posições para selecionar os captadores. Para tentar manter os mesmos aspectos optamos por usar dois potenciômetros concêntricos CTS de 500k, um deles como já mencionado foi direcionado para o sistema Piezo e o outro ficou para volume e tonalidade da guitarra.


Decidido como faríamos as ligações os volumes e tones deveríamos pensar em como fazer as ligações das cinco posições dos captadores, já tinha em mente que não queria colocar um super switch de 5 posições tradicionais das stratos, pois já estava fugindo bastante aos padrões ao ter um SG com 3 singles, então como já tinha o kit multistrato em outra guitarra já havia visto a chave rotativa de seu sistema e achei que aquilo seria a solução, mas não sabia seu nome correto procurei bastante até identificar como rotary switch ou chave rotativa, e optei por uma chave de 6 posições, assim poderia fazer uma ligação que me agradava mais, pois além da ligação tradicional, poderia colocar ponte+braço como nas SG ou telecaster.

Verificado já as ligações principais ainda sobraria um “buraco” que poderia ser tapado, mas aí teria que rever toda a pintura da guitarra, o que daria  muito trabalho e geraria um gasto não planejado, quebrando muito a cabeça entre um kill switch e um Varitone, discutindo com o luthier optamos pelo último. Decidido isso, foi a hora de pesquisar sobre as ligações e tentar entender como funciona, pesquisado bastante na chave de seleção de 6 posições optei em ter um neutro e os demais foram usados os capacitores da seguinte numeração 102, 332, 103, 333, 224 e resistores de 100k e 10mega


Ainda na parte elétrica resolvi colocar duas chaves on/on para ativação / desativação do piezo e ativação/ desativação dos captadores magnéticos. Assim poderei selecionar se quero apenas o piezo, apenas o magnético ou ambos combinados.


Em resumo poderia dizer que essa é mais uma guitarra e um projeto comum de uma quarta-feira, mas estarei mentindo. Quando falei sobre o meu baixo que também possui ligações totalmente fora do padrão, disse que “todos os músicos tem que ter seu instrumento principal e não importa a estética ou marca do produto, mas se ele fica agradável para tocar  e do gosto do músico”, o mesmo posso dizer sobre este instrumento, ficou um instrumento que sempre achei lindo (SG é o modelo que mais me agrada) e com o som de strato que eu estava procurando, então misturei o útil ao agradável e fiquei com esse equipamento fantástico.

Bom espero que gostem, ou que possam aproveitar as informações acima para ser usado nos equipamentos de vocês.