Reforma Les Paul Charvell (Hardware Sergio Rosar, Schaller e Fishman)
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Chegou a hora de mais uma guitarra passar por uma reforma e dessa vez será a minha Les Paul da empresa Charvel da linha Desolation DS3ST, com seu corpo em Mahogany e tampo com folha de Maple, escala em rosewood, 24 trastes jumbo
Tentando não fugir muito dos sons das Les Paul dos anos 80/90 resolvi novamente investir em captadores fabricados no Brasil, dessa vez a empresa escolhida foi a Sergio Rosar com os captadores Rock King para ponte e o modelo Heartbreaker para braço e para complementar um captador Fishman piezo Tune-o-Matic modelo PRO-TOM-101.
Tendo já em mãos todos os hardwares da guitarra levei para o luthier Henrique da WGabriel, fazer todas as ligações e ajustes para os primeiros testes.
A Ligação dos captadores fora realizada de maneira significativamente simples, os potenciômetros de volume foram os ALPHA 500A push-pull e treble bleed com capacitor em poliéster, com a finalidade de splitar os captadores, dando aquele ar de single (confesso que deveria ter deixado em paralelo essas ligações) e dois potenciômetros concêntricos 500B, um para controlar as tonalidades dos captadores com um capacitor de 0,022uf Orange Drop para o captador da ponte e um capacitor da óleo 0,015uf para o braço e o outro potenciômetro usado para controlar o volume e tom do captador piezo.
Além das mudanças dos captadores e parte elétrica também troquei suas tarraxas, para isso escolhi as da empresa Schaller modelo G-Series ST6K com uma ótima relação de transmissão 1:16 (e muito linda por sinal).
Bom feito todas as ligações, assim como em outros modelos coloquei esse brinquedo para correr a noite e paulistana e alguns estúdios de conhecidos. Todos acharam que os captadores de maneira geral correspondem muito bem a qualquer estilo, eles são bem ecléticos, indo do pop ao metal, do sertanejo universitário as ao soul music, mas devido sua saídas serem um pouco altas, tem que trabalhar bem com o seu equipamento para controlar sua saída e por isso esse combo de captadores seria mais recomendável para o rock mesmo.
A ponte em piezo da fishman tem um som excelente, se perder um pouco de tempo consegue um timbre bem gordo e não importa o volume (é muito alto) sempre bem definido de um violão elétrico.
Agora devo confessar que a experiência dos captadores com o piezo não agradou-me em primeiro instante, fiquei meio decepcionado assim que retirei do luthier com os captadores da guitarra, pois esperava algo há mais, um som um pouco mais grave e a combinação desses captadores com minha guitarra ressaltou uns médios um pouco exagerados para mim e apesar de sua saída serem altas, quando habilitado o piezo eles ficam “longe”, muito baixos em relação ao piezo. Pois bem, depois de alguns dias de adaptações, compreendi que não eram os SERGIO ROSAR que eram fracos mas sim que o FISHMAN era muito alto, ao controlar a saída da tonalidade em 50% e o volume em no máximo 30/40% de saída do piezo casa perfeitamente com os captadores em relação ao volume, e depois desses dias de adaptação consegui entender a proposta desses captadores da ROSAR, confesso que não era bem o que esperava mesmo assim, como disse no início queria um som mais próximo das Les Paul Studio 80/90 com seus 490R e 498T.
O HEARTBREAKER é um ótimo captador para o braço com seus graves e agudos bem equilibrados, um bom captador para qualquer estilo de levada, como dito pela empresa ele seria um PAF com um pouco mais de ganho; senti um pouco da falta de graves, mas essas mudanças são normais já que eles são inspirados em um PAF e não um modelo “cópia”, além de usarem o Alnico V no lugar no Alnico 2, como o MOJO utiliza. Mas sem sombras de dúvidas esse captador é aquele coringa que você tem que ter na guitarra para ir como mencionado do sertanejo ao metal.
Já o ROCK KING em sua descrição já diz que ele tem uma saída alta e um puxadinho para os médios, porém senti muita falta do sustain que a fábrica mencionou, pois usando distorções de alto ganho ele aparenta ter um gate embutido, pois ao deixar soar a nota ela vai perdendo a vibração muito rapidamente, para você ter um bom sustains em uma nota tem que estar com um som bem alto, isso me incomodou bastante, mas fora isso (verificarei toda a ligação novamente) ele é um captador muito bom para solos e bases rápidas, quem for tocar hard rock, classic rock ou heavy estilo Iron Maiden ele casa muito bem.