Desde que envolvi-me no meio musical, com meus 14/15 anos sempre pensei em ter um lugar para ensaiar, ou seja, um estúdio. Para quem acompanhou o cenários musical dos anos de 1990 sabe que não era assim tão fácil adquirir tanto equipamentos, cursos para entender o funcionamento dos mesmos e acesso para conseguir um local.
Depois de muitos anos, tive a oportunidade de reformar minha casa e nessa reforma eu tinha dois cômodos que poderia usar, porém sem danificar sua estrutura principal, pois eventualmente poderá a ser dois quartos novamente. A primeira medida foi fazer a parte elétrica toda da casa, então fizemos o aterramento com uma barra de cobre de ⅝ x 24000mm, depois trocamos toda a fiação elétrica e coloquei no mínimo de 6 tomadas em cada um desses cômodos, com pelo menos 1 tomada 220v e as demais com 100v.
Em seguida foi a vez de arrumar o forro da casa, ele era em gesso, mas como passam muitos carros onde moro acabou que com o tempo foi rachando, então resolvi trocar por forro em pvc e utilizar da manta de lã de rocha para ajudar com a temperatura e o vazamento do áudio.
Depois de todo o serviço pesado veio as finalizações estéticas, pintei os dois cômodos na cor vanila e coloquei um tapete no centro de cada sala, para ajudar na reverberação, e na sala onde os equipamentos ficaram, foram adicionados cortinas "blackout" nas paredes com o mesmo propósito dos tapetes (já havia feito alguns testes com algumas espumas e o resultado foi muito próximo e muito mais em conta) e em uma área específica onde batia muito a reflexão das caixas (p.a.) coloquei as espumas fixadas em barras de isopor para ajustar as reflexões que me incomodavam. Feito isso, a sala de ensaio já estava praticamente pronta.
No outro ambiente, coloquei uma cortina apenas na janela somente para controlar a luz externa, já que este ambiente ficará um misto de técnica e escritório, nessa sala ficarão os computadores e alguns periféricos para a gravação e edição, todavia, como possuo algumas guitarras, todas foram fixadas nas paredes, pois assim ocupariam menos espaços do que em bags nos cantos da casa, com isso tentei organizá-las de uma maneira mais neutra possível.
Mais detalhes acompanhem no vídeo.