Todo mundo que tem um pouco de contato com os jogos da Rockstar, desde os primeiros GTA's, sabem como as críticas e possibilidades são extremamente controversas e uma parte da população costuma não entender e achar que as possibilidades do jogo influenciam as ações externas de quem o joga.

Recentemente, noticiamos que matar membros da KKK não diminui a sua honra, e também recentemente tivemos algumas pessoas que estavam muito decepcionadas com a missão de mulheres pedindo voto, então, como retaliação, essas pessoas começaram a gravar vídeos e fazerem lives delas matando essas mulheres feministas.

Círculo Mágico

Antes deu chegar no ponto que eu quero, que é responder se é apenas um jogo ou não, se colocamos nossa moral nele, quero buscar um conceito pouco conhecido do público que joga: o círculo mágico.

O Círculo Mágico é basicamente, onde a mágica acontece, é quando nós conseguimos inserirmos nossa consciência dentro do jogo, e passamos a aceitar todas as regras impostas por aquele mundo, e as seguimos quase que sem questionar.

Assassinato

No nosso mundo, sabemos que é terrivelmente horroroso você cometer um assassinato, então, basicamente, para progredir no jogo, você precisa assassinar NPC's (non player characters). Isso é natural em todo tipo de jogo atual, mesmo que esses NPC's sejam um reflexo de avatares de outros jogadores que existem no mundo real. Jogos como Battle Royale estão muito em alta hoje em dia.

Mas eu ainda me questionei: por que então, matar feministas nessas lives parece algo tão absurdo, ou até mesmo, alguns se questionaram por que as pessoas estão se importando tanto com isso. E a resposta foi muito evidente: as pessoas não estão vivendo o círculo mágico de quem está jogando.

É só um jogo mesmo?

A resposta é simples: sim, é só um jogo.

Sou desenvolvedor de jogos, e todo desenvolvedor cria as possibilidades do mundo ao qual meus jogadores serão expostos ao adentrarem as barreiras do mundo real e se tornarem o que eu quero que eles se tornem. Até as escolhas, que as pessoas acham que tem nos jogos, são pré definidas. Mesmo em jogos com escolhas há uma falsa sensação do livre arbítrio, porém todo o mundo foi projetado para que você siga um ou outro caminho.

O jogo te coloca no seguinte mundo: você é um membro de gangue que assalta bancos, mata autoridades, é um fora da lei, mente, rouba... Coisas que, no nosso mundo não são permitidas por lei. Porém, dentro do mundo de RDR2 isso é permitido. Aliás, temos que ressaltar que há um sistema de honra. Se você assaltar, roubar, ou insultar alguém, isso trará baixa na sua honra. Porém, dentro do jogo, isso também é permitido.

Aí chegamos ao ponto que foi questionado: mas então, matar feministas é errado? Sim, óbvio. Porém, dentro do jogo, quem está vivendo esse roleplay, pode, basicamente diferenciar o mundo real do virtual.

Então, qual é o problema?

Exatamente, o problema é que pessoas que não estão inseridas no mundo do jogo estão ovacionando isso. Assistir a um vídeo no YouTube não te insere no mesmo espaço de quem está jogando. E muitas pessoas estão ovacionando essas ações, dentro do jogo, como se fossem ações a serem tomadas. O problema inteiro, o ápice dele, está todo concentrado nisso.

A partir do momento que as pessoas estão parando de considerar o jogo como uma possível saída do mundo real, adentrando um jogo, com suas leis, estruturas, e universos, e estão passando a considerar as ações cometidas no jogo como se fossem ações que deveriam ser executadas na vida real, e ainda se deleitando com elas, isso sim é um problema.

Moral e Discernimento

É claro que não estamos falando de moral ou imoralidade. O jogo permite que matemos uma cidade inteira, então, ele permite que você mate uma feminista. Porém, se for esse a storyline que você queira seguir, que siga apenas dentro do jogo. Ovacionar esse tipo de atitude fora do jogo, que mora o grande problema da questão, e isso sim, devemos combater com força!

Conclusão?

É só um jogo, você pode tomar suas ações, matar pessoas, feministas, a KKK, quem quiser, porque o jogo te permite. O que você não pode é tirar essa essência do jogo e usar ela como desculpa para ações externas, fora do círculo mágico, aplicando leis e morais do mundo externo a elas.

Porém, podemos tirar uma grande discussão proveitosa dessa situação. Ações tomadas no jogo devem ficar puramente no jogo, que é onde elas pertencem. As ações tomadas no jogo não podem, em hipótese alguma, serem motivadas por ações do mundo externo, e tampouco serem aplaudidas de pé pelo mundo externo.