Razer nova mascara Zephyr não e uma mascara N95
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Anunciado em 2021 a mascara purificadora de ar Zephyr da Razer foi lancada anunciando produto N95, porem elas não são.
Atualizado em: 10 de janeiro 2022
Este final de semana ficamos sabendo da noticia no PCMag e estamos trazendo aqui uma versão em português para todos ficarem a par do problema.
A influenciadora digital de produtos 3D Naomi Wu fez uma critica interessante "Filtro de Grau N95, nao faz o produto uma mascara N95", e isso e muito importante pois muitos consumidores irao assumir que o produto seja um substituto direto da mascara.
No site oficial do produto ele e anunciado como filtro de "grau N95" de proteção de duas vias:
Porem, o Instituto Nacional de Saúde e Segurança dos Estados Unidos (NIOSH) que certifica os respiradores N95 possui um "critério minimo de proteção, construção e performance para garantir o padrão do produto" e eles testam todos os produtos que entram no pais como fabricantes de padrão N95, e o produto da Razer NAO esta na lista.
Numa pagina sobre o produto que nao e a landing page oficial de venda e divulgação do mesmo a marca Razer admite que o produto "não são dispositivos médicos, respiradores, máscaras cirúrgicas ou equipamentos de proteção individual (EPI) e não devem ser usados em ambientes médicos ou clínicos."
Atenção para o "EPI", se precisamos da mascara para proteção individual, e essa mascara não e para Proteção Individual pra que ela serve?
No website oficial segundo o PCMag estas imagens abaixo foram adicionadas recentemente e mostrando como eles são vistos pela NIOSH e não ser um produto certificado e sim um adotante do padrão.
O que nos leva novamente para "Nem toda N95 são mascaras N95".
Razer informou por correspondencia para o PCMag que eles trabalharam com uma empresa chamada Intertek para efetuar os testes de Filtro e Eficiência sobre Bacterias (BFE) e também foram eles responsáveis por pedir a aprovação do FDA Americano para o uso da mascara ser como "Normal e Cirúrgico" e pode ser conferido aqui, o PCMag tentou contato com a empresa pra saber do andamento do processo com o FDA mas nenhuma resposta foi dada. Wu com base nisso levantou a questão com o CDC.
Ela também possui essa Thread onde ela desmonta uma mascara e expõe um dos problemas do produto.
Muitos problemas pode acontecer com o uso incorreto dos termos para uso medico e uso tradicional e relacionar o produto como "adotado os padroes" citando a NIOSH pois adotar o padrão de algo não significa que você seja certificado e seguro para tal feito.
Diversos estudos científicos (revisado por pares como deve ser) provam que as mascaras de tecido são eficazes, mesmo não sendo certificadas N95, porem nenhuma das mascaras NÃO N95 são vendidas como tal.
O produto da Razer hoje se anunciando como N95 e claramente propaganda enganosa mesmo se eles sejam comparatísticos em testes de laboratório (que são fechados e não tem como conferir)
A Razer Zephyr deveria remover todas as informações referentes a ser um produto N95 e se comparar somente as mascaras normais, o que faria ela ser a "qualidade*" mascara e mais cara do mercado não justificando a venda para o consumidor final
*Não podemos confirmar pois todo estudo e privado.
Chega num ponto de que se estamos combatendo mascaras que podem ter a mesma capacidade de filtragem "N95" mas não certificadas serem falsificadas o que previne a Zephyr de ser mais uma falsificada do mercado?
Atualização
Atualizado em: 10 de janeiro 2022
Apos pressão da comunidade sobre o @FDA_US eles notificaram a @Razer a qual comunicou a nota em seu twitter oficial:
Com isso eles também removeram consideravelmente a referencia do N95 da pagina oficial do produto e removeram videos do youtube do ar.
Porem toda mídia que notificou o produto sendo N95 + os prêmios que eles ganharam como "Best Of CES Wereable 2022" que não foi retificado.
Fonte: PCMAG
Obrigado ao Grande Murilo Kazack por nos trazer a atenção para este assunto de saúde mundial!