Quando o jogo vira coisa séria: o lado profissional e financeiro do mundo gamer
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Os videogames e computadores são parte das atividades de lazer mais procuradas pela sociedade desde o seu lançamento em escala global. Após décadas e décadas de evolução, os jogos eletrônicos crescem em popularidade, importância e deixaram de ser meros passatempos para virar coisa séria.
Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação significativa no setor gamer com a entrada do aspecto competitivo e o potencial de ganhar dinheiro se entrelaçando e moldando uma vertente nova no entretenimento natural dessa indústria. Esse fenômeno é liderado pelos eSports, mas não fica apenas por aí, o gênero de iGaming também abriu uma nova era para os títulos de cassino.
eSports: espetáculo, profissionalismo e audiência de milhões
A profissionalização dos jogos eletrônicos chegou com a aparição e consolidação dos esportes eletrônicos. Diversos títulos cultuados na cena gamer deram o salto para categorias repletas de jogadores profissionais, equipes especializadas e campeonatos transmitidos para todo o mundo com milhões em prêmios.
O crescimento vertiginoso desse segmento está diretamente relacionado com alguns aspectos digitais e outros reais. Começando pela popularização do streaming, com a Twitch sendo o carro-chefe dessa revolução, quando os torneios começaram a ganhar espectadores ao redor do planeta que seguiram os seus pro players favoritos e suas organizações do coração.
A entrada de prêmios pomposos foi o toque de realidade que faltava para o cenário crescer profissionalmente. Se nos primórdios, os jogadores eram amadores com muita qualidade e as equipes a união de forças desses indivíduos, atualmente, as organizações contam com uma estrutura de ponta para oferecer o melhor ambiente possível para os seus representantes, que são gamers profissionais que ganham salário e desfrutam de um time de especialistas como nutricionistas, psicólogos e técnicos, todo o necessário para lutar até o final pelos principais títulos e premiações.
As organizações de eSports também expandiram suas atividades contratando streamers e garotos-propaganda para levar a marca além dos jogos. Por outro lado, os patrocinadores também são grandes empresas, especialmente dos setores de informática e bebidas energéticas, que investem pesado para estampar os uniformes.
iGaming: um novo gênero apoiado em um velho conhecido
Um dos gêneros mais recentes da indústria gamer, o iGaming nasceu para abrigar as modalidades que ganharam fama nos salões de jogos e, agora, estão conquistando o seu espaço na era digital. Um dos títulos mais celebrados é o poker online, que foi a pedra fundamental para essa categoria poder triunfar.
Existe alguma semelhança com os eSports, pois, nem todos os títulos dessa categoria envolvem obrigatoriamente dinheiro real. Muita gente aprendeu a jogar poker em casa com os amigos, com rodadas de puro entretenimento. E essa opção segue presente no ambiente online.
As plataformas especializadas oferecem diversos modos de jogo diferentes, partidas com moedas fictícias e com dinheiro real, além de campeonatos completos. O primeiro modo de jogo é recomendado para quem está aprendendo a jogar e precisa ganhar experiência. Já o segundo e o terceiro são formas de aumentar o nível de competitividade e adicionar uma camada extra ao título, afinal, a cada mão deve ser jogada da forma mais séria possível.
Além dos diversos modos de jogos, muitos sites especializados na modalidade oferecem material educativo, como o ranking das mãos, dicionários com as expressões mais usadas e também as principais estratégias.
A integração dos jogos eletrônicos com dinheiro faz com que surjam novos desafios, estes fora dos universos virtuais e dentro da parte ética e regulatória. É fundamental que as produtoras e os jogadores conheçam os limites saudáveis dessa nova forma de entretenimento com contornos de seriedade e zelem pelo jogo responsável.
Esses dois segmentos mostram que a revolução no mundo gamer nunca chega ao seu fim. A cada nova tecnologia, tendência ou desejo dos consumidores, os jogos eletrônicos estão prontos para adicionar novas funcionalidades aos seus títulos ou novas camadas de emoção aos games já consagrados no passado. Com a chegada do dinheiro no mundo dos jogos digitais, esse segmento deixa de ser apenas uma forma divertida de passar o tempo e ganha um aspecto profissional.