Por meio do Diário oficial da União, o governo brasileiro destinou valor milionário para um projeto que não existe
O Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Cultura (FNC), enviou R$4,6 milhões para um projeto cultural para games.
Por meio do FNC, o Secretário do Formento e Incentivo à Cultura André Porciuncula, liberou o valor que é a soma é quase a totalidade da verba destinada à pasta no ano de 2020 (R$4,7Mi).
Indícios de Fraude
Fazendo uma pesquisa simples pela organização beneficiada "Casinha Games" não consta em nenhum registro, seja seu CNPJ, registro de marca no INPI, nem mesmo como nome fantasia de alguma empresa ou como subsidiária. Sem nenhuma das formalidades acima a organização recebedora não se enquadra nos requisitos para qualquer edital público, além do envio do dinheiro ir na contramão na lei da transparência.
- Caso Flamengo: A necessidade de mulheres no eSports e nos bastidores
- Casinha Games: Deputado pede contestação do projeto de Mario Frias
Jair Renan "04" e seu envolvimento com Mário Frias
Conhecido como o filho 04 da presidência da república é notoriamente conhecido pelo seu engajamento nas comunidades voltadas aos games. Jair Renan é proprietário de uma empresa, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia. Empresa aberta com auxílio de envolvidos no esquema de corrupção para a compra da vacina contra Covid-19 Covaxin, investigado pela CPI da Covid, hoje sofre uma ação por tráfico de influência, pois Jair Renan esteve em inúmeras reuniões com ministros de Estado.
Mas o que o filho de Jair Bolsonaro tem a ver com isso, você deve estar se perguntando. A resposta é simples, sua aproximação com o Secretário de Cultura Mário Freitas, para quem a FNC responde. Ambos atuam nos bastidores da Secretaria da Cultura, onde Jair Renan, supostamente usa de sua influência por ser filho do presidente da república para beneficiar aqueles que se alinhem com a linha ideológica bolsonarista.
Ataques à imprensa e defesa de Mario Frias
Como é de se esperar de membros do governo Bolsonaro, um dos seus mais fieis súditos, o Secretário de Cultura e ex ator, Mário Frias usou do seu Twitter para atacar a imprensa e acusar de criar e espalhar "fake news" e que se trata de um projeto para capacitação técnica e profissionalizante de jovens de baixa renda. Mário Frias tenta justificar a inexistência do projeto Casinha Games, ele alega que o projeto está sendo criado por uma iniciativa pioneira dentro da própria Secretaria Especial de Cultura.
Fontes: