EstroGênias programa que incentiva meninas na ciência apoia 25 equipes de instituições públicas do Brasil com soluções STEM

Equipes de 25 instituições públicas foram selecionadas para participar do EstroGênias – Meninas na Ciência, programa criado pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação em parceria com o micro:bit, LEGO® Education, a FIRST® LEGO® League e a Disney para incentivar a participação de alunas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). São grupos de meninas de 6 a 16 anos de institutos, escolas públicas, organizações, secretarias e fundações do Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, engajadas em mostrar que podem sim ser cientistas, programadoras, matemáticas e inventoras. Elas receberão conjuntos de blocos da LEGO® Education e placas micro:bit e ainda poderão participar da FIRST®LEGO® League e do desafio internacional do your:bit. O projeto contará com eventos em fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Programa EstroGênias atende instituições públicas  Foto: divulgação Educacional
Programa EstroGênias atende instituições públicas Foto: divulgação Educacional

Ana Carolina Follador, pedagoga especialista em tecnologia educacional e STEAM, do Educacional, lembra que o EstroGênias também prevê a formação de professores. “O programa foi pensado para mobilizar toda a comunidade na busca pela igualdade entre meninos e meninas no campo científico, e o incentivo é fundamental para quebrar uma barreira que foi construída por anos, devido a um estereótipo que afastava mulheres dessas áreas de atuação”.

As 25 equipes do programa estão recebendo o LEGO® Education SPIKE Prime, com peças do tipo LEGO®, sensores, motores e controlador que permitem a construção de um robô para a solução dos desafios; a placa BBC micro:bit, que permite executar projetos relacionados a cultura maker, pensamento computacional e coding; um conjunto Challenge Set da FIRST® LEGO League - Temporada Cargo Connect, e um dispositivo para programação que possui os requisitos necessários e compatibilidade com os aplicativos de programação.

Confira a lista das instituições selecionadas:

  • Instituto Nacional Leva Ciência, Diversidade e Transformação Social – Amapá/AP
  • Escola Estadual Manuel Severiano Nunes - Manaus/AM
  • Escola Estadual Getúlio Vargas - Beruri/AM
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Urutaí/GO
  • Centro de Ensino em Período Integral José Eduardo Do Couto – Itaguari/GO
  • Centro De Ensino em Período Integral Professor Sebastião França – Goiânia/GO
  • Conselho Escolar Metre Emilio Dias Marques – Posse/GO
  • Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Unidade Plena de Bacabal - Bacabal/MA
  • Escola Municipal Vinicius de Moraes – Lucas do Rio Verde/MT
  • Caixa Escolar da Escola Municipal Rosalina Alves Nogueira - Sabará/MG
  • Caixa Escolar Borba Gato - Sabará/MG
  • Escola Municipal De Ensino Fundamental Ana Dalila Pantoja De Oliveira - Igarapé-Miri/PA
  • Secretaria Municipal de Educação - Uiraúna/PB
  • Município de São Bento - São Bento/PB
  • Associação Beneficente Dikaion - Piraquara – PR
  • UTF Paraná Cornélio Procópio - Cornélio Procópio/PR
  • Escola Municipal Albert Schweitzer – Curitiba/PR
  • Escola Maria Gayão Pessoa Guerra – Araçoiaba/PE
  • Escola Tabajara – Olinda/PE
    Escola Municipal Paulo Freire - Macaé/RJ
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Campus São Borja – São Borja/RS
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Porto Velho/RO
  • Escola Municipal Padre Valente Simioni – Joinville/SC
  • Escola Municipal Professora Maria Cândida Alves Pinto - Elias Fausto/SP

Mais informações estão no site do programa EstroGênias – Meninas na Ciência.

Sobre o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional