A pandemia acelerou o mundo do trabalho para colocar em práticas tendências que já vinham se formando e trouxe novas soluções para necessidades que se tornaram mais urgentes. O período de home office forçado fez muitas empresas repensarem o papel do trabalho na qualidade de vida de seus colaboradores e, com isso, questionar alguns conceitos, rever rotinas e buscar formar cultura e políticas que entregam mais do que satisfação profissional.

“O trabalho remoto tem aumentado a oferta de emprego, principalmente no segmento da tecnologia, onde apenas 15% das empresas mantêm-se 100% presenciais. Em um contexto onde o home office está sendo consolidado como o modelo vigente de funcionamento, para muitos os profissionais de TI brasileiros, os benefícios oferecidos pelas empresas passaram a ser um fator decisivo ao considerar uma proposta de emprego”, afirma Carolina Farah, head de consulting da Plooral.

Em pesquisa realizada com mais de 200 empresas do setor de tecnologia, a executiva constatou que houve um aumento da oferta de benefícios oferecidos aos colaboradores. Mais do que um salário competitivo, plano de saúde e vale-alimentação, as empresas começaram a buscar novos modelos de benefícios que contribuam para a qualidade de vida de seus colaboradores, como planos com academias, descontos em serviços de beleza e saúde mental, entre outros. "Não olhávamos para essa área até 2020, mas em 2021, as empresas que participam da pesquisa nos solicitaram para incluir esse item porque perceberam que ele estava se tornando decisivo para atrair e reter talentos", explica Carolina.

Com a saúde em voga depois da pandemia, a vacinação passou a ser olhada com mais atenção também. Ela foi oferecida por mais de 41% das empresas na área de tecnologia no Brasil. Enquanto mais de 39% incluíram auxílio psicológico no hall de benefícios e 38% incorporam academia. “Esses benefícios, antes raros ou inexistentes, hoje são adotados e com tendência a consolidarem-se por conta da mudança da visão sobre a importância da saúde durante a pandemia”, explica a coordenadora da pesquisa.

A oferta dos benefícios tradicionais já é uma regra no segmento com 93% das empresas oferecendo plano de saúde, 92% vale alimentação e 77% plano odontológico. Isso, associado ao aumento da oferta de vagas fez os benefícios voltados para dar flexibilidade à rotina e vida pessoal dos colaboradores se destacarem. Na pesquisa 63% das companhias de TI afirmaram que possuíam políticas de bem estar. Os benefícios mais praticados neste sentido foram: palestras e workshops (69%), ginástica laboral (46%), convênio com academias (38%), além de outros como auxílio para home office e jornada de trabalho reduzida

Sobre a Plooral

A Plooral, hub digital de oferta de oportunidades de trabalho, cursos e conteúdos para qualificação profissional com as demandas do mercado, contribuindo para uma maior empregabilidade. A empresa chegou ao mercado em 2021, como resultado do investimento de R$ 6 milhões do DOT Group no Enlizt, uma tecnologia com foco no eduployment - Educação & Emprego. Focada em recrutamento e seleção, a Plooral tem como missão aumentar o capital intelectual dos trabalhadores, reduzir o desemprego e tornar as empresas mais competitivas. Lançada no Brasil e nos Estados Unidos a maior plataforma de eduployment nasce já com uma base de 1 milhão de candidatos e 1.000 empresas cadastradas.