A confirmação veio em entrevista ao Wired.
O arquiteto-chefe do PS4, Mark Cerny, revelou uma porção de novidades sobre o próximo console PlayStation. Ainda sem nome oficial, o hardware é chamado entre os fãs de PS5. No texto, a Sony confirma que o console terá suporte a tecnologia Ray Tracing, resolução 8K e substituirá o disco rígido por um drive SSD (Solid-State Drive).
Cerny, que retorna como arquiteto-chefe no PS5, ainda ressalta que o console não chegará em 2019, mas não confirma nenhuma data de lançamento. Segundo ele, vários estúdios já estão explorando dev-kits do console.
Por ter sua arquitetura baseada parcialmente no PS4, o novo PlayStation terá retrocompatibilidade com a atual geração do console. O novo console também vai manter o uso da mídia física e também pode-se esperar por jogos sendo lançados em ambas as gerações (PS4 e PS5). De todo caso, Cerny não tenha revelou quais jogos serão.
A CPU do console é baseada na terceira geração do chip AMD da linha Ryzen e com oito núcleos com a nova 7nm Zen 2 microarquitetura da empresa. A GPU terá suporte a Ray Tracing, tecnologia que simula o comportamento dos raios de luz em ambientes 3D, oferecendo melhores reflexos, distorções e outros efeitos realistas. Cerny afirma ao Wired que a aplicação do Ray Tracing no PS5 vai além de implicações gráficas. "Se você quisesse realizar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio os se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o Ray Tracing é útil para isso", explica Cerny.