O anúncio do Google sobre sua plataforma de streaming de jogos, a Stadia, foi visto de perto não só por jogadores e pela imprensa, mas também por seus concorrentes. A divisão Xbox da Microsoft, por exemplo, ficou impressionada com a notícia.

Um e-mail interno do chefe de Xbox, Phil Spencer, foi publicado pelo site Thurott. Ainda que Spencer admita que ficou impressionado com o quão bem a Google mostrou suas muitas tecnologias, ele também sugeriu que a ideia da Google valida o curso atual de sua divisão.

A Google chutou a porta hoje, e nós temos alguns meses até a E3, quando nós chutaremos a porta.

O tom do e-mail sugere fortemente que Xbox está planejando seu próprio serviço de streaming, e que ele será revelado na E3 2019. Veja abaixo:

“Acabamos de assistir ao anúncio da Google sobre Stadia aqui na GDC. O anúncio deles é a validação do caminho no qual embarcamos dois anos atrás…

Hoje vimos um grande competidor de tecnologia entrando no mercado de games, e os ingredientes necessários para o sucesso como Conteúdo, Comunidade e Nuvem. Não houve grandes surpresas no anúncio, apesar de eu ter ficado impressionado com como eles aproveitaram o YouTube, o uso do Google Assistant e seu novo controle Wi-Fi.

Mas quero falar novamente sobre a gente. Temos tido um trabalho muito bom para nos colocar na posição onde temos a condição de competir por 2 bilhões de gamers ao redor do planeta. A Google chutou a porta hoje, e nós temos alguns meses até a E3, quando nós chutaremos a porta.

Temos que nos manter ágeis e continuar a construir com nosso cliente em foco. Temos conteúdo, comunidade, equipe de nuvem e estratégia, e como eu venho dizendo há um tempo, a execução é tudo. Isso é ainda mais verdadeiro hoje.

Tempos Enérgicos.

A Microsoft já indicou que está trabalhando em uma solução de streaming com o anúncio do Project xCloud, que começará seus testes públicos ainda em 2019. Recentemente, vimos o projeto em ação rodando Forza Horizon 4. A Google revelou seu serviço primeiro, mas a Microsoft tem infraestrutura e ferramentas similares e uma marca de jogos já estabelecida em Xbox.

Spencer também se refere especificamente à E3, dizendo que será a vez de Xbox “chutar a porta”. Essa frase é familiar, já que foi usada por ele ao declarar que a empresa estaria na E3 após a notícia de que a Sony não iria ao evento.