Em uma entrevista, Phil Spencer afirmou que são os jogadores que realmente decidem o preço dos jogos da próxima geração.

Phil Spencer, chefe do Xbox, afirmou recentemente em entrevista ao Washington Post que são os jogadores que realmente decidem o preço dos games. A revelação veio quando foi questionado sobre o aumento dos preços da próxima e até mesmo da geração atual.  

Recentemente, The Last of Us Part 2 foi lançado em pré-venda com a edição normal custando R$ 249,99. Depois de seu lançamento, o preço subiu para 279,99, R$ 30,00 a mais do que na pré-venda.

O mesmo aconteceu com Horizon Zero Dawn, que quase dobrou de preço na Steam, após a Sony alegar que este aumento foi feito devido a muitos usuários usando VPN para pagarem mais barato pelo game.

Isso trouxe à tona uma discussão na internet sobre o descontentamento dos usuários com esses aumentos no preço até mesmo da geração atual. Apesar disso, Spencer comentou que não poderia falar sobre o preço do console nem dos jogos da nova geração.

Phil Spencer - Imagem: Reprodução
“Como uma indústria, podemos precificar as coisas do jeito que quisermos e o cliente decidirá qual é o preço certo para elas. Não sou negativo quanto às pessoas que estabelecem um novo preço para os jogos porque sei que todo mundo vai tomar suas próprias decisões com base em suas próprias necessidades de negócios. Mas, os jogadores têm mais opções hoje do que nunca. No final, eu sei que o cliente está no controle do preço que paga e confio nesse sistema ".

Embora a análise de Spencer esteja certa, sua fala leva em conta apenas os Estados Unidos. O aumento de US$ 10,00 pode não significar necessariamente uma queda nas vendas lá fora.

Preço do Far Cry 6 na PSN - Imagem: Reprodução/NerdWeek

No Brasil, os jogos que custavam R$ 249,99 não tem nem 2 anos, subiram para R$ 279,99 já na geração atual, como as versões iniciais de Far Cry 6 e Assassin's Creed Valhalla. E as suas edições completas acabam passando da casa dos R$ 499,00.

Até agora, quando procuradas, as empresas ou optaram por não se manifestarem, ou acabam se esquivando da resposta. Porém, esta discussão vai continuar até a próxima geração ser anunciada. Assim, vamos poder ver se os consumidores vão mesmo ditar o preço, igual Spencer analisa.