Em 2012, Konami havia anunciado que o projeto de um filme de Metal Gear Solid estaria sendo discutido com o produtor Avi Arad, fundador da Marvel Studios e presidente da Arad Productions. Em 2014, Jordan Vogt-Roberts, diretor de Kong: Ilha da Caveira, foi convidado para dirigir o filme.
Após anos sem notícias, em 2017 foi anunciado que o roteirista Derek Connolly, responsável por Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros e Star Wars: A Ascenssão Skywalker, havia sido contratado para escrever o roteiro de Metal Gear Solid. Em 2018, durante uma entrevista à Gamespot na Comic Con de São Diego, Derek Connolly revelou que havia entregue um roteiro e estavam no processo de edição.
Jorda Vogt-Roberts, em 2017, anunciou que o filme não seria uma adaptação de nenhum jogo específico da franquia, a qual possui um total de 23 jogos, dos quais 7 são da linha do tempo oficial.
Nessa sexta, 04/12, foi anunciado que Oscar Isaac teria sido escalado para fazer o papel de Solid Snake, personagem principal do jogo mais conhecido de toda a franquia, Metal Gear Solid, lançado em 1998.
Hideo Kojima, o criador da franquia e de Solid Snake, havia mencionado em seu Instagram, em julho desse ano, que Luca Marinelli, ator de The Old Guard, seria o melhor ator para o personagem por parecer bastante com ele.
"Luca Marinelli recentemente chamou minha atenção após eu assistir "The Old Guard" e "Martin Eden" (...) Acredito que se ele pusesse uma bandana, ele seria idêntico a Solid Snake!"
Por conta da pandemia COVID-19, a produção sofreu uma pausa em seu andamento, o qual também se encontra complexo visto a agenda cheia de Oscar Isaac. O ator, conhecido por estelar em filmes bem recebidos pela cítrica como Ex_Machina e Aniquilação, está escalado como o Duque Leto Atreides na nova adaptação de Duna, com lançamento para 17 de dezembro de 2020.