Confira neste artigo o que vai vir na recém anunciada Unreal Engine 5

A Epic Games anunciou nesta quarta-feira (13) a Unreal Engine 5. Com a nova engine, a Epic visa atingir o fotorrealismo e unir o CG com renderização em tempo real para a nova geração que está por vir.

Mas, o que vai vir nela e o que isso representa para os gamers e para os desenvolvedores? Confira abaixo neste artigo:

Unreal Engine 5

Com um vídeo de 9 minutos, a Epic Games anunciou a sua nova Engine com uma demo que está rodando em tempo real em um PlayStation 5. Confira abaixo:

A demo foi apresentada pelo diretor técnico Brian Karis e o diretor de arte Jerome Platteaux. Eles ainda detalharam as ferramentas que vão vir na UE5, como "Nanite", "Lumen" e outras ferramentas.

Nanite

A "Nanite" irá remover a limitação de polígonos, e os Draw Calls na memória agora são infinitos. Isso facilita e agiliza o trabalho de modeladores, porque não precisam mais passar horas fazendo bake das texturas, ajustar UVs, criar Level of Detail (LOD) e limitando polígonos. Tudo será feito pela Unreal Engine 5.

Se você não é desenvolvedor, provavelmente você não sabe que modelos não podem ter diversos vértices e triângulos, pois algumas engines e até mesmo dispositivos tem limitações de processamentos. Por isso os modelos precisam ter polígonos limitados.

Draw Calls, assim como uma tradução literal, são as chamadas de desenho. Ou seja, quanto maior as chamadas para renderização, maior será o processamento que a engine irá gastar.

O mapeamento UV é o que permite que você veja uma textura por cima de um modelo. Ele consiste em um mapeamento em 2D que será aplicado em um modelo 3D.

Nanite na Unreal Engine - Imagem: Divulgação

Imagine um jogo de mundo aberto. Imagine que você está vendo um item do jogo a muitos quilômetros de distância. Imagine se o jogo precisasse renderizar todos os polígonos na íntegra. O nível de detalhamento (LOD) faz com que esse modelo tenha seu nível de polígonos reduzido à medida que está distante da câmera.

De acordo com as informações, todas estas limitações dos desenvolvedores não precisarão se preocupar tanto assim com esses "problemas". E o que o jogador ganha com isso? Os desenvolvedores vão gastar menos tempo se preocupando com isso, reduzindo o tempo do projeto.

Lumen

O Lumen, além de tornar a luz da engine mais dinâmica em tempo real, elimina a necessidade de bake de lightmap, o que acaba evitando muito tempo de trabalho e dor de cabeça. Ajuda o artista a visualizar e saber que o visual na engine vai ser o mesmo do produto final.

Iluminação em jogo é algo que custa muito caro ao processador. Por isso, os artistas que ficam encarregados de fazer a iluminação, têm que cortar um dobrado para fazer com que a luz pareça o mais natural possível sem ter que gastar processamento.

Lumen na Unreal Engine 5 - Imagem: Divulgação

Para isso, eles fazem um bake de lightmap. O que é isso? É um mapa de iluminação que fica junto com a textura. Quando o jogo roda, parece que tudo está iluminado, mas não está.

Com a Unreal Engine 5, eliminar o bake de lightmap irá fazer os artistas ganharem muito tempo de seus trabalhos e vão poder testar a iluminação sem precisar ficar horas esperando o bake acabar. Os devs que usam a Unity com certeza vão entender a dor de esperar um bake e ele dar errado.

Isso vai permitir iluminação dinâmica e melhores interações entre os elementos, melhorando também a interação do jogador com o game.

Chaos physics e Niagara VFX

A Unreal Engine 5 nos apresentou um sistema unificado e inteligente de destruição de qualquer mesh (malha ou modelo tridimensional), integrado com  um sistema de partículas que podem ser programadas para cada situação. E esse sistema de partículas se chama Niagara VFX.

Isso significa que poeira e pedaços, insetos fugindo da luz vão reagir em tempo real e terão uma sensação mais orgânica. Além de qualidade visual maior e uma melhor performance, esses efeitos visam dar uma maior sensação de realidade e aleatoriedade nas ações.

Niagara VFX já é um efeito que já existe na Unreal Engine 4, porém, na UE5, a esperança é que eles esteja mais aprimorado.

Integralidade da Unreal Engine 4 com a 5

Quem é desenvolvedor provavelmente já passou pelo problema de tentar migrar um projeto para uma versão mais recente do software. Isso muitas vezes fazia que o projeto tivesse alguns erros, se não todo ele.

Em projetos grandes, isso é um problema sério. Mas a Unreal Engine 5 tentará resolver esse problema, pois permite que os projetos já iniciados na UE4 sejam migrados para UE5 a qualquer momento.

E você? Está animado com as novidades da nova geração de videogames e jogos? Nós também! Acompanhe o NerdWeek para mais textos de tecnologias e games!  

Fonte: Unreal Engine 5