O Nome da Rosa: o livro em que o leitor é testado desde o começo

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Procurando uma opção desafiadora para as suas leituras? Pois você está no lugar certo!

O plot é inesperado: um mistério investigativo que se passa num convento durante a Idade Média. Porém, O Nome da Rosa entrega tudo o que promete e com muitas boas surpresas. Venha conferir!

A história

Narrado por Adso de Melk, o livro relata os estranhos acontecimentos vividos pelo noviço ao acompanhar seu mestre, Guilherme de Baskerville, a um famoso mosteiro na Itália.

De início, Guilherme está lá para fazer parte de um debate teológico entre duas ordens da Igreja: a franciscana, da qual faz parte, e a beneditina, representada pelos monges da abadia e os enviados do papa. Mas, logo suas habilidades investigativas como estudioso e ex-inquisidor são requisitadas para solucionar uma série de assassinatos que acontecem durante sua estadia no mosteiro.

Entre livros proibidos, heresias, tramas políticas e tentações, a obra traz questionamentos religiosos e filosóficos relevantes até para os tempos modernos. Além disso, o final certamente vai fazer sua cabeça - e outras coisas - explodir!

Mas só chega lá o leitor que consegue vencer o labirinto preparado por Umberto Eco, o criador do nosso Sherlock Holmes medieval.

O labirinto

Linguista italiano, Umberto Eco passou parte de sua carreira estudando textos medievais e viu neles a inspiração para escrever o best-seller O Nome da Rosa.

Porém, sendo também um especialista em semiologia - a ciência que estuda símbolos -, esse não podia ser um livro qualquer. Ele precisava ser um labirinto em forma de palavras.

De fato, além de ser uma leitura difícil, até mesmo com trechos em latim, o próprio nome e a introdução do livro já compõem a narrativa. Mas sem mais comentários aqui para não te dar spoiler!

A saída

Para sobreviver ao labirinto (e aproveitar o caminho), escolha uma edição bem traduzida, de preferência com os trechos em latim explicados. A edição especial da editora Record é um exemplo perfeito.

Edição especial em capa dura de O Nome da Rosa, da editora Record (Imagem: Divulgação/Record)

Outra opção para você que não liga para spoilers é assistir à adaptação para os cinemas antes de ler o livro. Com o magnífico Sean Connery representando Guilherme de Baskerville, o filme segue fielmente a história de Eco, porém sem focar tanto nas discussões teológicas originais. Assim, você consegue entender muito melhor o plot principal.

Adaptação cinematográfica dirigida por Jean-Jacques Annaud. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Em todo caso, lembre-se que esse é um livro para ler com calma, como se estivesse mesmo num mosteiro da Idade Média (o que não é difícil de imaginar durante a leitura). Só assim você vai conseguir passar no teste do autor e até se divertir com seu labirinto!

P.s.: se você está lendo ou já leu o livro, deixe suas impressões no nosso post do Instagram. Bora trocar figurinhas e se ajudar nessa leitura difícil. E, é claro, acompanhe o Nerdweek para ficar por dentro de mais reviews como essa!