Filme da Netflix é, ao mesmo, tempo bizarro e real!

Com um tom tão satírico, bizarro, mas ao mesmo tempo tão real nos dias que vivemos hoje, fica a dúvida: Não Olhe Para Cima é baseado em fatos reais?

O filme da Netflix conta a história de dois astrônomos (Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio), que percebem que um asteroide está em rota de colisão com a Terra, correndo risco de extinguir a vida no plante. Diante disso, eles decidem achar jeitos de tentar alertar a população sobre o perigo de um possível apocalipse. Abaixo você confere a resposta se ele é inspirado em eventos reais ou não!

Não Olhe Para Cima é baseado em fatos reais?

Podemos dizer, com todas as letras, que Não Olhe Para Cima não é baseado em fatos reais. A dúvida talvez esteja no próprio trailer ou cartaz do filme, que exibem os seguintes dizeres: "Baseado em possíveis fatos reais".

No entanto, é impossível deixar de notar algumas semelhanças com a realidade. De acordo com o Yahoo, Adam McKay (Diretor e Roteirista), escreveu o filme junto a David Sirota antes mesmo do início da pandemia de Covid-19, e ficou surpreso quando a história parecia mais real do que antes.

Cena do filme Não Olhe Para Cima
Embora bizarramente real, Não Olhe Para Cima não é baseado em fatos reais - Imagem: Divulgação / Netflix

Foi nesse momento que teve-se a ideia de incluir ainda mais elementos satíricos, enfatizando a política dos Estados Unidos. De acordo com uma fonte, ele ainda disse: "Independentemente de em quem você tenha votado, acho que todos temos que admitir que ver o presidente dos Estados Unidos surgir com a ideia de ingerir água sanitária para lidar com uma emergência médica é uma situação incomum".

McKay também revelou, em outra entrevista, que uma cena do filme Tubarão (1975) também serviu de inspiração para o longa. Na cena em específico, o prefeito da cidade nega a existência de um ataque de tubarão na região. O vídeo da cena você confere abaixo:

Tendo isso em vista, fica mais claro que não é algo tão absurdo assim quando uma catástrofe se aproxima e as pessoas optem por negá-la. É algo que aconteceu na ficção, acontece na realidade, mas não é nada tão atípico.

Em entrevista ao Yahoo News, Leonardo DiCaprio disse: "Fiquei grato por interpretar um personagem que se baseia exclusivamente em tantas pessoas que conheci da comunidade científica, em particular cientistas climáticos, que têm tentado comunicar a urgência de problemas dessa natureza, mas têm a sensação de que estão na última página do jornal."

Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence olham espantados para um celular
Leonardo DiCaprio comenta sobre seu papel em Não Olhe Para Cima - Imagem: Divulgação / Netflix

Embora bem caricata, a personagem de Maryl Streep é uma mistura de diversos presidentes dos Estados Unidos que estiveram à frente do Salão Oval nos anos mais recentes. Algumas inspirações partiram de Reagan, Bill Clinton, George W Bush,  Barack Obama, e, claro, Donald Trump.

Maryl Streep como presidente dos Estados Unidos em Não Olhe Para Cima - Imagem: Divulgação / Netflix

Então fique tranquilo, Não Olhe Para Cima, embora pareça muito, não é baseado em fatos reais.

Onde assistir a Não Olhe Para Cima?

Não Olhe Para Cima é um lançamento original da Netflix, então só pode ser assistido por lá. Com o sucesso, a produção se tornou a número 1 no top 10 de mais assistidos do serviço.

Quando foi produzido Não Olhe Para Cima?

Não Olhe para Cima foi lançada no dia 24 de Dezembro de 2021 na Netflix, e foi um sucesso, mas sua produção começou antes mesmo da pandemia da Covid-19.

Fonte: Looper, Yahoo! News e Distractify.