Shin'ichi 'Sonny' Chiba, ator japonês e artista marcial, faleceu nesta quinta-feira (19/08) por complicações da COVID-19. De acordo com o pronunciamento de seu agente, Chiba faleceu por complicações quanto a pneumonia desenvolvida após o contágio da COVID-19.

Um ator prolífico, tem diversos títulos em seu currículo, tendo participado de vários projetos com a Toei Studios, pincipalmente no início de sua carreira, com tokusatsus como Allah no Shisha e Nana-iro kamen nos anos 60. Também estrelou na franquia Yakuza Cop como Shiro Hayata.

Sua fama internacional teve início com o lançamento de The Street Fighter em 1974 em que interpreta Takumi Tsurugi.

Poster de The Street Fighter

Após seu sucesso em The Street Fighter, Chiba estrelou em diversos filmes com temática de artes marciais, assim como também coordenando as lutas e cenas de ações.

Em sua carreira internacional, ficou conhecido como o chefe de um restaurante de sushi e samurai aposentado, Hattori Hanzo, no longa Kill Bill: Volume 1 e Kill Bill: Volume 2, ambos dirigidos por Quentin Tarantino.

Sonny Chiba como Hattori Hanzo em Kill Bill

Além de seu conhecido papel nos filmes de Kill Bill, Chiba também interpretou o tio do antagonista Takashi em Velozes e Furiosos: Desafio em Tokyo.

Sonny Chiba como chefe da Yakuza, Kamata

Chiba era um talentoso mestre das artes marciais, tendo alcançado o quarto nível na faixa preta em 1984.

Chiba deixa uma filha e dois filhos.