A saga Mass Effect tem uma legião de fãs ao redor do mundo e não é por menos, é o RPG de Ficção científica  mais completos além de ser desenvolvido por um dos estúdios mais respeitados dos games a BioWare.

Lançado no dia 14 de maio, Mass Effect: Legendary Edition inclui a trilogia clássica da série e quase todas suas DLCs, exceto a Pinacle Station do primeiro jogo que não pode ser inclusa pois um dos arquivos do código-fonte foi corrompido.

Remodelagem dos personagens foi a melhoria gráfica mais gritante no primeiro jogo

Melhorias gráficas e mecânicas de jogo

A trilogia Mass Effect precisava de um remaster, suas mecânicas, principalmente do primeiro jogo não funcionam tão  bem nos dias de hoje e vislumbrando tal necessidade a equipe de desenvolvedores deram um carinho especial a sua remasterização que inicia a jornada de Shepard trazendo uma  jogabilidade muito mais fluida e dinâmica, o que para minha humilde opinião é muito mais importante que repaginar o visual. O remaster deixou o game mais “gostoso” de se jogar, passei horas e horas explorando as possibilidades e as dinâmicas do jogo além de vislumbrar os planetas e suas construções.

As melhorias gráficas deixaram o jogo bem menos datado e muito mais liso, as atualizações trazem além de resolução 4k a possibilidade de jogar em até 120fps, vale ressaltar as limitações a época do seu lançamento original (2007) e que não havia apenas  do jogo mas também dos consoles, placas de vídeo, monitores e televisores.

A jogabilidade mais fluida deu maior dinamismo ao jogo

Quando olhamos para os 3 jogos da série em sua versão remasterizada é notável que os dois últimos jogos não precisaram de tantas modificações quanto o primeiro, os ajustes em Mass Effect 2 e 3 deixam o jogo mais bonito porém pouco se fez necessário para a jogabilidade além do sistema de progressão que ficou unificado, levando todas as consequências das suas escolhas do primeiro para o segundo e terceiro jogo.

Mass Effect : Legendary Edition traz de volta a vida o principal RPG de ficção científica dos games e nos faz lembrar um dos motivos pelo qual amamos esta mídia, contar de forma imersiva uma boa história. Um dos poucos problemas que encontrei dentro do jogo foi a falta de legendas em português, entendo que muitos jogadores mais velhos sempre se viraram com os jogos em outros idiomas, porém com os recursos disponíveis hoje legendar um jogo em outros idiomas não deveria ser um problema e sim mais uma solução para a remasterização de um clássico.

A criação de personagem deu novas possibilidades para personalizar o/a comandante Shepard

Sobre Mass Effect

Série criada pela BioWare e distribuída pela EA, Mass Effect é um shooter RPG de ficção científica onde o jogador veste a pele do/a comandante Shepard que investiga um agente que aparentemente está trabalhando com uma raça alienígena conhecida como Reapers, a missão principal é salvar a galáxia da devastação dos Reapers, todas as decisões do jogador afetam parte da narrativa e missões que o jogador deve cumprir além de afetar diretamente a moral de Shepard.

Mass Effect: Legendary Edition foi gentilmente cedido pela EA para salvarmos a galáxia e realizar esta análise.