Hoje após 15 anos andando em solo Marciano, #Oppy, como foi carinhosamente apelidado enviou sua última mensagem.

My battery is low, and it's getting Dark

Essa foi a última mensagem do Opportunity para o HQ (quartel general) da NASA e vamos dar uma visão geral do projeto e suas conquistas nesses últimos 15 anos.

Lançado em 7 de julho de 2003 e aterrissando em solo marciano dia 25 de janeiro de 2004 MER-B (Mars Explorer Rover)  Opportunity ou simplesmente Oppy foi o segundo do Rover a ser mando pela Nasa, seu irmão mais novo Spirit foi lançado alguns meses meses antes.

A primeira foto panorâmica enviada por Opportunity ao aterrissar em Marte 2004

2004 - A El Captain & Cratera Endurance

Todas as primeiras missões de Oppy no inicio foram relacionadas com a analise do solo e atmosfera do planeta, sendo El Capitain (19 de fevereiro) o ponto de interesse pois aparentava diferente de todas as outras rochas da região. Em El Capitain, foi onde Oppy usou pela primeira vez o RAT (Rock Abrasion Tool) onde surgiu pela primeira vez em uma conferência a possibilidade de Agua em Marte!

Mapa do Outcrop de analise rochosa de Marte

Após algumas outras analises de solo e rochas a Opportunity se dirige para a primeira grande cratera a Endurance chegando em Maio e saindo em Dezembro do mesmo ano.

Endurance foi o desafio do ano, devido suas paredes rochosas e coral de pedras que a cercavam parecia uma missão impossível. Sua primeira visita a cratera foi de 1 dia onde descobriram inclinações acima de 18 graus o que fez a equipe analisar melhor a missão.

Após esse dia e diversos testes Oppy entrou na cratera passando aproximadamente 180 dias e navegando por terreno rochosos de mais de 30 graus de inclinação, e a descoberta de um tipo de nuvem muito popular na terra (cirrus cloud).

Mars Endurance

2005 - Heat Shield Rock, preso na areia e problemas técnicos

Após a saída da Endurance, Opportunity foi enviado para analisar seu próprio escudo de calor, e no caminho cruzou por um Meteorito que foi logo nomeado de "Heat Shield Rock", após essa analise o rover se direcionou para uma outra cratera a Argos, mas no percurso deveria cruzar por algumas dunas de areia, o qual o Rover ficou preso por aproximadamente dois meses!

Quando finalmente o rover saiu da das dunas ele visitou mais uma cratera chamada Erebus, uma cratera parcialmente enterrada, que fazia parte do seu caminho para Victoria onde ele novamente ficou novamente preso na areia.

Os problemas técnicos do braço do Rover não eram novidade, mas durante este ano, ele foi notavelmente um problema ficando travado em "Ligado" com o meteoro durante muito tempo, que era causado por motivo de aquecimento e resfriamento, o que levou os cientistas da NASA criarem o Deep Sleep quando tudo menos o Relógio e o Aquecedor ficavam ligados durante a noite, e religados durante o dia, o que causava as missões serem um poucos mais lentas!

2006 Jornada e Chegada a cratera Victoria

Cratera de Victoria capturada pela Panoramica de Oppy

A jornada até Victoria saindo de Erabus foi de 7 meses onde Opportunity ficaria 1 mês (Sol 1630 - 1634)

Victoria é uma cratera massiva de aproximadamente 7 quilômetros de distancia do ponto de aterrisagem e é 6 vezes maior que Endurance, e sua formação rochosa devido seu tamanho desvendou muito sobre a atmosfera de marte!

2007 O anel de Victoria e tempestade de areia

Durante a vistoria do Anel de Victoria, Opportunity & Spirit acabam de receber um novo software o qual traria inteligência e autonomia para o Rover, o qual ficaria em cargo de enviar a foto ou extender os braços, o que aumentaria a eficiência dos cientistas.

Infelizmente 2007 não seria o ano perfeito em Junho após as analises do anel de vitoria uma tempestade de areia tomou conta do solo Marciano, e entre Julho e Agosto tanto Opportunity quanto Spirit foram afetados mas Opportunity teve um problema serio de visibilidade solar o qual afetou a comunicação para 1 a cada 3 dias.

O Rover foi desenhado para receber no mínimo 150Watts-hora de luz solar, para não drenar as baterias, durante essa tempestade Oppy estava recebendo 128-Watts-hora, o que a havia a possiblidade dele nunca mais acordar.

Felizmente em Agosto, Oppy foi foi capaz de se movimentar novamente e se dirigiu ate Duck Bay chegando em Setembro de 2007

2008 Inspeção e adeus a Victoria

Adeus Victoria

Após a tempestade de areia o braço ficou preso novamente e durante quase 1 mês os cientistas tentaram corrigir o problema, e conseguiram somente em uma condição de clime especifica onde a temperatura não era quente nem fria e a potência transferida para o motor braço seria superior. Depois desse "sufoco" os cientistas dirigiram com o braço do Rover em posição frontal

Saindo de Victoria, com destino a Endeavour uma jornada que demoraria 2 anos (12km), e durante a conjunção solar da Terra e Marte que impossibilitaria as comunicações por 1 mês.

2009 Planícies de Meridiani e meteoritos

Seguindo para Endeavour nas planícies de Meridiani em Março de 2009, Oppy tinha sua primeira visão as distância dos arcos de pedra que cercavam Endeavour.

Durante todo o trajeto diversos meteoritos foram encontrados, mas também pedras de origem tectônicas, das profundezas de marte

2010 Crateras "Concepção" e Santa Maria

Em janeiro de 2010 Opportunity dava a volta na Concepção, cratera de 10 metros de diâmetro. Devido aos problemas anteriores com as dunas de areia em maio de 2010 uma nova rota foi traçada, transformando a ida de Victoria a Endeavour a mais longa missão na historia de Marte, sendo de 19km.

Em 2010 a Nasa anunciou as novas nomenclaturas baseadas nas viagens de James Cook (Marinha Britânica).

Em setembro de 2010 a viagem chagava a metade 9km ja percorridos onde foi avistado uma cratera de 90 metros de profundidade nomeada de Santa Maria, onde Opportunity passou 1 mês investigando.

2011 Jornada e Chegada a cratera Endeavour

Apos a saída de Santa Maria e outra conjunção solar, onde o sol novamente bloquearia a comunicação dessa vez por 2 semanas.

Durante essa jornada Oppy bateu os 30 quilômetros percorridos, que foi 50 vezes mais do que a distância desenhada para o Rover e também quebro o limite de anos solares 30 vezes mais que o originalmente planejado (90).

Em agosto de 2011 a viagem total de Victoria a Endeavour foi de 21 km e demorou 3 anos para chegar na massiva cratera de 23km de diametro.

Pelas observações iniciais os materiais dentro da cratera ja haviam sido analisado nas crateras anteriores e somente o Anel de Endeavour seria analisado por Oppy dessa vez por conter mais formações rochosas.

Anel Oeste de Endevour

Em dezembro durante as analises uma forma de Gypsum (composto de DiHidrato de Sulfeto de Cálcio) foi descoberto em Marte o que comprova a existência de Água em algum momento em Marte pois sem ela tal composição não seria possível.

2012 Greely Haven & colina Matijevic em Cape York

cratera Endeavour março 2012

Após seu 5 inverno em Marte com baixa produção de energia a  exploração continuava em Greely Haven, onde coletou dados de rochas Amboy. 60 Doppler de ondas de radio foram completadas naquele inverno.

Em julho a perto do sol 3000 uma nova panorâmica foi publicada pela nasa para comemorar, mostrando o Greely Haven e a cratera Endeavour. Em 2012 Curiosity chegaria a marte onde trocaram informações com Opportunity ainda em orbita, sendo o primeiro contato duplo da história.

No outono Oppy andou para o sul procurando por traços de mineral Phyllosilicate.

2013 Deixando Cape York e o ponto Solander

Agora com 35km rodados o rover movia-se com destino a Botany Bay ainda mais ao sul da cratera Endeavour

Em Maio do mesmo ano Opportunity foi o veiculo que mais circulou em um Planeta fora da terra com 35,744km ultrapassando o Rover Lunar Apollo 17, o recorde mundial é detido pelo Lunokhod 2 russo com 42 kilometros percorridos na lua.

2014 - 2016 - Pequenas missões e explorações

Pequenas explorações e analises foram feitas durante o periodo de 2 anos desda subida ao ponto de Solander a ida a Marathon Valley, onde uma montanha que parece esculpida por agua seria analisada.

Tambem foram analisadas rochas antes da abertura da cratera de Endeavour, no final do ano o rover completava 43km de distancia percorrida.

2017 It's over 4000 suns

Cratera de Orion

Celebrando 13 anos em marte, o rover ja havia andado 44 kms na superfície com um desempenho magnifico, para um rover que deveria durar somente 90 sóis.

Durante todo o ano, Opportunity se moveu para o sul do anel Western movendo sentido a um monte seguidno para o Perseverance Valley. (Abril)

Neste ano o inverno foi denso e as temperaturas do Rover e Luz Solar reduzidas e devido a posição do monte e inclinação a equipe foi capaz de manter Oppy funcionando com carga solar minima de 285, que era acima do esperado.

Em Setembro ele chega a Perseverance e começa a exploração

2018 - 5000 mil sóis e tempestades de areia

Após 5000 mil sóis em terras marcianas Opportunity conquistou o que nenhum rover ja mais havia conquistado, e esses foram seus passos finais.

Em Junho uma tempestade de areia começou, a maior ja observada nesses últimos 14 anos.

Em junho 12 Opportunity entoru em modo de seguranca devido a falta de comunicacao,  sendo a ultima vez que a equipe em terra conseguiria sinais com o Rover.

Marte após a tempestade de areia Julho 2018

Em setembro após 3 meses sem comunicação com o rover, e ele ja estando na maior janela de 45 dias entre reestabelecimento de comunicação um "beep & sweep" foi enviado para tentar reconectar com o equipamento.

Em outubro a superfície do planeta ficou limpa, mas o rover estava em silencio, ja cogitavam falhas catastróficas.

Em novembro 359 tentativas de comunicação foram efetuadas, e a partir dai a equipe esperava que o vento limpasse os painéis solares como ocorrera outras vezes.

2019 - O ultimo adeus!

"My battery is low, and it's getting Dark" , a mensagem foi a última enviada para o comando da missão após os diversos problemas ocasionados pela última tempestade de areia no final de 2018, porém após 3 meses tentando  recuperar Oppy, foi tarde de mais e NASA declarou a oficialmente a missão MER-B code-nome Opportunity finalizada.

Linha de tempo detalhada da missão

Mapa do da linha de tempo