Taraxacum é o nome científico do dente-de-leão. Também é o título do segundo livro da autora Andreza Félix, em parceria com o ilustrador Santiago Reis. Com a obra, Andreza se firma como representante de uma cultura para a diversidade, propondo o protagonismo negro na literatura infantil.
O livro é um convite para olhar. Olhar devagar e enxergar tudo que for possível. A narrativa de Taraxacum homenageia os interioranos do Brasil: mercadores, artesãos, feirantes, gente que vive em um micro mundo que parece que acabou, mas existe, persiste e encanta. “O texto convida para uma calma, um olhar demorado no detalhe. Essa demanda de reduzir a ansiedade trazida pelas telas e redes. A necessidade de estar presente o tempo inteiro”, explica a autora. Andreza destaca ainda a importância da ilustração. Santiago Reis lança mão de diferentes técnicas como textura, colagem e traço, um convite para explorar riquezas estéticas.
A obra é o encontro de interesses da autora: plantas e o mundo vivo. Andreza diz que estar no meio da natureza a conecta com a existência no planeta, com algo além de sobreviver. “Muitas vezes no meu jardim via passando uma sementinha de dente de leão voando. Pousando nas coisas, meio que pairando no ar. Sempre pensei: onde ela vai? de onde ela vem?”.
Esse foi o motivo central para criar a história, pensar que plantas e sementes fazem viagens possíveis. “Uma vez comecei um curso de fitoterapia e o professor falou algo que me marcou: a semente luta pela existência da planta. Ou seja, a flor, o fruto só existem para que a semente viva e continue o ciclo até um dia ser outra planta”. Andreza juntou os pontos com a teoria pedagógica que fala das crianças dente de leão: crianças que perseveram em ambientes adversos. “Comecei a pensar nessa planta, que nasce em fresta, que nasce em deserto, que nem é bonita, mas abre seu paraquedas e voa. Diligente e serena, buscando garantir a vida da sua espécie. Daí eu pensei, e se a gente pudesse levar uma criança para conhecer o mundo feito uma semente faz quando voa? Quanto mundo ela conhece?” indaga a autora.
Sinopse
Taraxacum officinale é o nome científico do dente-de-leão, uma plantinha minúscula e leve que pode viajar grandes distâncias com a ajuda do vento. Marcelo é o nome de um garotinho, mas ainda assim muito maior que um dente-de-leão.
Pequeno, grande, perto, distante, aqui, ali, lá, acolá… esta é uma história que nos convida a refletir sobre dimensões e escalas. Acompanhando o percurso do Taraxacum por ruas, praças, rios e sonhos, Marcelo – e também o leitor – conseguem perceber a grandeza e a diversidade do mundo.
Autora: Andreza Félix
Ilustrador: Santiago Régis
Dimensões: 20x23cm
Páginas: 40
Valor: R$46,00
Sobre Andreza Félix
Andreza é múltipla. Escritora, pedagoga, professora, Mestra em Ciência da Informação... atualmente escreve livros enquanto termina o doutorado em ciência da informação e exerce a função de diretora de inovações pedagógicas e bilinguismo do Bernoulli Educação.
“Como professora formei muitos leitores. Sempre fui fascinada pelo poder formativo e informativo dos livros, das ilustrações, das possibilidades de alcance estético, social, emocional, literário e afetivo que os livros proporcionam”, conta ela.
Taraxacum é seu segundo livro de literatura infantil. O primeiro, Meia Curta, também em parceria com o ilustrador Santiago Reis, acaba de ser selecionado para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que distribui obras para as escolas públicas. “Estou me sentindo inteira por poder ser parte de uma educação contributiva para diversidade e fruição dos leitorzinhos Brasil afora” finaliza Andreza.
Serviço
Lançamento Taraxacum
Local: Livraria da Rua - R. Antônio de Albuquerque, 913 – Savassi
Horário:
Vendas:
taraxacum - editora mazza Crédito: Bella