‘Kubanacan’ já está disponível no Globoplay, como parte do projeto de resgate de novelas clássicas da plataforma.
á ambientado ao local, Esteban se casa com Marisol (Danielle Winits) e se torna um bom padrasto para os filhos dela, Gabriel (Pedro Malta) e Antonia (Thaís Müller). Não tem grandes ambições, o que incomoda Marisol, que sonha ir embora da aldeia um dia. O público pode aguardar muitas confusões amorosas deste casal, cuja história se entrelaça com a de Enrico (Vladimir Brichta), o pai dos filhos de Marisol; Lola (Adriana Esteves), atual esposa de Enrico; e Rubi (Carolina Ferraz), irmã de Lola.
Esteban acredita ser um cara bom e pacato, mas, quando é ameaçado, descobre que sua verdadeira natureza é outra, já que se torna violento e perigoso. Em determinado momento, Esteban assume dupla personalidade, transformando-se no obscuro e arrogante Dark Esteban. O ator Marcos Pasquim ainda dá vida a um terceiro personagem quando surge, na história, o irmão gêmeo de Esteban, Adriano. “Foi a novela mais longa que eu fiz e uma das mais prazerosas. Foi um marco na minha carreira e cheguei a ganhar um prêmio de melhor ator na época”, Marcos Pasquim lembra.
A ilha de Kubanacan é governada pelo general Carlos Pantaleón Camacho (Humberto Martins), que armou um golpe de estado para tomar o poder do então presidente e professor Rúbio Montenegro (Stênio Garcia). Camacho não é nenhum intelectual, mas faz questão de citar trechos de livros pré-selecionados por seu secretário, Dagoberto (Bruno Garcia). É um bom lutador e gosta de se exibir, pois acredita que o povo só respeita um governante deste jeito. É incapaz de amar outra pessoa além de si mesmo e de seu filho Carlito (Iran Malfitano). A única pessoa a que teme é Mercedes (Betty Lago), sua esposa.