Se você está aqui, provavelmente gostaria de saber as principais diferenças entre o filme e o mangá de Jujutsu Kaisen 0. O filme foi lançado originalmente em dezembro de 2021 no Japão, mas chegou ao ocidente somente no mês de março.
O filme conta o drama de Yuta Okkotsu, um jovem assombrado pela maldição de sua amiga de infância, que morreu em um acidente de trânsito. O anime completo você pode ver na Crunchyroll e a segunda temporada, que já está confirmada, tem lançamento previsto para 2023.
E como prometido na Analise não falamos das diferenças e similaridades do filme com o manga pois essa obra merece um artigo só dela então vamos ao trabalho. Confira abaixo mais detalhes!
ATENÇÃO SPOILERS
O manga e dividido em 4 capítulos de aproximadamente 45 paginas cada:
- 1 "A criança amaldiçoada";
- 2 "Profundamente enegrecido";
- 3 "O castigo por ser fraco";
- 4 "Uma Escuridão Brilhante".
Todos capítulos se dão entorno de Yuta Okkotsu e Rika Orimoto pois eles são os personagens principais do prelúdio, com isso o filme também se divide em 4 atos os mesmos exato 4 atos do manga.
Para dar jus ao filme eu vou comparar Capitulo por Capitulo para ficar mais fácil para você leitor saber a diferença e similaridades
ATO 1 - "A criança amaldiçoada"
Este ato esta praticamente 99% igual o manga trazendo a historia de como a maldição da Rika se torna parte da vida de Yuta e sua primeira missão com a escola de Jujutsu High.
Como esperado o filme trás muito mais elementos cômicos do encontro do segundo ano com Yuta devido a personalidade de Gojo e do Panda.
O filme preenche alguns espaços que claramente fazem por ser uma adaptação do manga, porem nada crucial do manga fica de fora. Todos os momentos icônicos estão no filme e bem similares com o manga o que e bem incrível.
ATO 2 - "Profundamente enegrecido"
Neste ato Yuta decide que vai se juntar fielmente ao Jujutsu High e batalhar para combater as maldiçoes e inicia seu treinamento.
Neste ago os elementos novamente estão 99% igual o manga com o filme trazendo o elemento mais cômicos a tona e as batalhas mais emocionantes e com mais vida sendo no treino ou na missão.
A similaridade e tao grande novamente que você nota que o filme realmente utilizou do manga como storyboard, e as cenas foram planejadas para para trazer a nostalgia de quem leu o material original e matando a febre dos fans adicionando elementos cruciais para uma animação mas não retirando nenhum momento que amamos do manga.
ATO 3 - "O castigo por ser fraco"
Este ato o foco muda de Yuta e apresenta um pouco mais o antagonista Suguru Geto, seu objetivo e seus poderes.
Este capitulo o conteúdo do manga esta la novamente 99% porem ele ganha muito mais ação na animação.
A primeira parte deste ato, ate o momento do encontro e da declaracao de guerra tudo esta perfeito sem muito a adicionar em ambos os lados, porem apos o inicio da guerra as coisas mudam um pouco!
Neste ponto Yuta e mais lento em perceber os acontecimentos no filme diferente do manga mas nada que fique fora do contexto.
O ponto mais forte aqui e que Panda no manga utiliza somente a primeira forma e no filme ele utiliza o GorillaPanda o que faz a luta ser bem mais emocionante. Os momentos de Maki Zen'in e Toge Inumaki na batalha contra Suguru Geto também ganham mais brilho.
As batalhas de Tokyo e Kyoto também mais destaques e mais detalhes, mas isso se ressalta ainda mais no Ato 4.
ATO 4 - "Uma Escuridão Brilhante"
Novamente o manga esta 99% dos detalhes cruciais, mas aqui o filme brilha trazendo o que o fan quer ver.
No manga podemos achar que o encontro de Gojo tenha sido muito curto e que outros personagens importantes poderiam ter aparecido, pois e eles aparecem.
Existe uma pequena sequencia da batalha em Kyoto com Aoi Todo e sua equipe lutando.
As sequencias da batalha em Tokyo mostram muito mais ação de Gojo e de outros instrutores preenchendo e demonstrando a imensidão que seria as 1000 maldições invocadas por Geto.
A luta entre Yuta/Rika e Geto também ganha muito mais vida e elementos brilhando e empolgando com muito mais quadros que não vimos no manga.
No desfecho as coisas voltam a se entrelaçar e o Manga e o Filme se unificam novamente trazendo aquela união de uma adaptação bem feita que todos esperamos.
Legal, né? Agora você sabe as principais diferenças entre o filme e o mangá de Jujutsu Kaisen 0.