O lançamento do jogo “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, desenvolvido pela GamePlan, representa mais uma proposta do projeto social Claritas Solidária. De forma lúdica, fluida e divertida, o game conta com elementos de gerenciamento e simulação de vida, que levam o jogador a pensar nas melhores decisões envolvendo sua vida financeira, em diferentes situações cotidianas. A iniciativa da Claritas Investimentos, gestora independente de recursos, em parceria com a organização social incentivadora Junior Achievement São Paulo, tem o objetivo de levar educação financeira às crianças e adolescentes de escolas públicas de São Paulo.

No novo jogo, o jovem pode definir o seu próprio personagem - suas características, aspirações e personalidade -, que passará por diferentes fases da vida, com necessidades específicas: compromissos, obrigações, desejos, atividades de lazer. Tudo isso sem deixar de lado, é claro, a vida financeira. O objetivo é que o jogador aprenda a utilizar seu dinheiro da melhor maneira para alcançar metas e sonhos, em uma narrativa única. Os conflitos também são semelhantes ao que encontramos na vida real, como imprevistos e gastos inesperados, fazendo com que o usuário tome decisões acertadas para dar os próximos passos.

Para Ernesto Leme, CCO da Claritas Investimentos, a concepção e o desenvolvimento do jogo estão amparados em um importante pilar de responsabilidade social. A principal contribuição é levar conhecimento e habilidades aos jovens para que eles aprendam a lidar melhor com o próprio dinheiro, independente da classe social. “Desde que iniciamos o programa, em 2016, enviando nossos colaboradores às escolas públicas para ministrar aulas de educação financeira, percebemos o quão importante é levar mais conhecimento sobre o assunto, ainda pouco abordado nesse ambiente”, diz.

Segundo o executivo, as conversas com os estudantes abrangiam temas como investimentos e fundos, sendo uma oportunidade de desenvolvimento para jovens que, em sua grande maioria, nunca tinham tido contato com esse universo. “Já tivemos exemplos de alunos que, incentivados pelos nossos conteúdos, decidiram seguir carreira no mercado financeiro”, comenta.

Outro ponto de destaque é a questão da acessibilidade. Além de gratuito e disponível para sistemas Android e iOS, o jogo transpõe barreiras desde a direção de arte, que auxilia pessoas com daltonismo e baixa visão, até o uso de feedbacks visuais e sonoros, que reforçam situações inesperadas e mensagens-chave a todo momento. Assim, pessoas cegas também conseguem jogar, bastando acionar o Modo Acessibilidade.

Na narrativa do game também está presente a diversidade: na construção do avatar, o usuário encontra várias combinações de tons de pele, estilos de roupas, cabelos, biotipo e afins. Ao definir um personagem, não é necessário que se estabeleça o gênero, pois o intuito é que não haja distinção entre feminino e masculino, nem a orientação sexual.

“A ideia é que todos se sintam representados. O nosso objetivo é abraçar classes, etnias e orientações distintas. Todas as pessoas precisam saber lidar melhor com as finanças, por isso pensamos em minimizar qualquer barreira que dificultasse o acesso ao jogo”, comenta Cibele Lara, Diretora Executiva, da Junior Achievement São Paulo. Para jogar, basta acessar a loja de aplicativos em seu celular e baixar o app “Meu Dinheiro, Meu Negócio”.