Estão abertas as inscrições para o “Lab Sociedade Digital”, curso online e gratuito oferecido pela Unico, empresa líder em identidade digital, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS). A formação é voltada a jornalistas, criadores de conteúdo e estudantes de comunicação e irá abordar temas atuais do mundo hiperconectado, como privacidade, segurança, cidadania, ampliação de acesso e desenvolvimento econômico e social. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso se cadastrar até 10 de julho pelo site: Link

As aulas terão início no dia 25 de julho, via plataforma interativa do ITS. Serão, ao todo, seis encontros com exposição de especialistas, acadêmicos e jornalistas que cobrem o tema. Entre os palestrantes, estão Fabro Steibel e Celina Bottino, diretores do ITS, os jornalistas Amanda Lemos e Raphael Hernandes, ambos da Folha de S. Paulo, Yasodara Córdova, Principal Privacy Researcher da Unico e pesquisadora no Centro para Governança Democrática e Inovação da Universidade de Harvard (EUA), dentre outros especialistas.

Enquanto o uso da identidade digital vem se expandindo em todo mundo, o “Lab Sociedade Conectada” busca ampliar o debate sobre as transformações na forma como nos relacionamos, consumimos, exercemos direitos e nos autenticamos para acessar bens e serviços. O curso abordará ainda noções de jornalismo e produção de conteúdo, como técnicas de apuração e reportagem.

Ao final do curso, os participantes serão convidados a enviar pautas para a produção de reportagens tendo como base os conteúdos apresentados. Serão selecionadas dez propostas, que terão acompanhamento editorial e publicação na Folha de S. Paulo.

Todos participantes receberão certificado de conclusão do curso, cumprindo frequência mínima de 75% nas aulas ao vivo e 100% no conteúdo gravado.


Sobre a unico

Fundada em 2007, a unico é a IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil. A startup se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento de sua história, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões. A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica, admissão digital, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos. A unico está presente em mais de 800 empresas, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as "100 Startups to Watch", ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e apontada uma das “Companies to Watch in 2022” pela Liminal, empresa de consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança.