A memória RAM presente em diversos dispositivos tecnológicos – como notebooks, desktops, tablets e smartphones – pode ser comparada ao cérebro desses aparelhos, já que entre as suas principais funções estão o registro e o armazenamento de dados temporários e permanentes, dando agilidade e velocidade à execução de determinadas tarefas.
Para explicar aos usuários um pouco mais sobre o funcionamento desse componente, a Infinix, marca do quarto maior grupo de celulares do mundo (Transsion Holdings) e presente no Brasil por meio de aliança com a Positivo Tecnologia, apresenta um pequeno guia que destaca a importância da memória RAM para o bom funcionamento de smartphones.
Além disso, Rivelino Gama, diretor executivo de Negócios na Positivo Tecnologia, detalha a tecnologia Memory Fusion, capaz de expandir a memória RAM dedicada do aparelho, entregando uma experiência mais rápida, fluída e adequada para usuários que utilizam aplicativos pesados ou gostam de jogar games que exigem alto desempenho.
O que a RAM faz no aparelho celular
A principal função da memória RAM é armazenar temporariamente informações dos cálculos executados pelo processador. “Uma boa analogia pode ser feita com as contas que fazemos em um papel. Ao ‘emprestarmos’ um valor para facilitar o cálculo e anotá-lo em algum canto da folha, estamos utilizando o dado de forma semelhante à memória RAM”, explica Rivelino.
Dessa forma, a memória RAM executa funções essenciais para o celular, dando fluidez às tarefas e velocidade para que games, por exemplo, funcionem de forma mais estável e com taxa de quadros mais consistentes. Quanto maior a capacidade da RAM, melhor a experiência de uso do aparelho de forma geral e da execução de multitarefas “A Infinix, por exemplo, oferece smartphones com RAM superior à de seus concorrentes diretos na mesma faixa de preço. O Infinix ZERO 5G tem 8GB de RAM nativa e 5 GB de RAM virtual, assim como o Infinix NOTE 12 Pro, que conta com 8GB de RAM nativa e pode alcançar até 13 GB de RAM estendida”, pontua o executivo.
Memória adicional emulada
A memória virtual, também conhecida como RAM estendida, permite ao usuário usufruir de um adicional de memória RAM temporário em situações de uso intenso das funções do aparelho. Esse é justamente o grande diferencial da tecnologia Memory Fusion, presente em determinados smartphones da Infinix.
“O chip da memória RAM é muito mais veloz do que o da memória de armazenamento, já que o processador do aparelho funciona em uma velocidade muito maior do que a velocidade de leitura dos dados armazenados – por isso a necessidade de se ter uma memória RAM além que simplesmente ‘guarda’ as informações do aparelho. Entretanto, para algumas tarefas, a própria memória de armazenamento pode funcionar temporariamente como RAM, aumentando a capacidade de processamento dos dados do aparelho. Assim, a RAM nativa fica focada nas atividades de alto desempenho do smartphone, enquanto a RAM virtual, simulada pela memória de armazenamento, se encarrega das tarefas em segundo plano”, explica Rivelino.