Revisão do Gravador de áudio externo Zoom H4N Pro.

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Esse gravador da Zoom foi lançado em meados de 2016 para substituir o H4N, sendo distribuído no no Brasil pela Royal Music. Ele é um gravador externo multitrack que permite gravar até 4 canais simultaneamente (falaremos mais sobre no decorrer desse texto). Essa função Multitrack também pode ser representado em alguns manuais como MTR, nomenclatura que designa essa tecnologia que vem sendo usadas desde metade dos anos de 1990, que consiste em ser uma tecnologia que permite gravações de diversas fontes sonoras de forma independente, facilitando assim as edições e gravações de objetos obtidos em tempos diferentes, que mesclados, editados e mixados tornasse um arquivo único.

Outra facilidade é que você pode gravar separado o áudio da de sua câmera com a do gravador, dessa forma você terá mais fontes sonoras para usar no seu corte final, podendo usar a captura de áudio de sua Filmadora ou câmera fotográfica, para ter suporte do sincronismo das duas fontes sonoras e depois substituída pela fonte recolhida pelo seu  gravador, que deverá ter maior qualidade sonora. Ou ainda ligar a saída de áudio do gravador diretamente no conector de microfone de sua câmera, caso ela possua, assim você já vincula o áudio e vídeo diretamente; ou ter a possibilidade de soma do áudio obtido pela sua câmera com a obtida pelo gravador, podendo fazer uma construção de efeitos 3D ou mesmo em um dos canais colocar mais reverb, compressores e gate, enquanto o outro você deixa mais natural colocando como profundidade de sua mixagem (lembrando que isso são sugestões).

Sim sabemos que hoje as DSLR tomaram conta da grande maioria de gravações realizadas por pequenos produtores, youtubers, ou mesmo em estúdio de médio e grande porte, porém também sabemos que a qualidade sonora desses conversores são bem questionáveis, as vezes deixam a desejar nessa qualidade. Por isso H4N PRO é bem vindo a vários mercados e finalidades.

Além de seus microfones direcionais X/Y já embutidos, ele ainda permite adicionar mais dois microfones com conexão TRS / XLR que permite o uso de uma gama enorme de microfones, desde lapelas, microfones dinâmicos para entrevistas ou mesmo modelos BOOM para captação direcionada das atuações dos áudios, o que lhe dá acesso a microfones de melhores qualidades, e a possibilidade de microfones com PHANTOM POWER, com microfones condensadores que pode ser dos mais simples possíveis até mesmo uso de modelos mais consagrados marcas como as lendárias Neuman ou AKG, além dos modelos da RODE que já falamos aqui no canal. Sendo que cada microfone possui uma finalidade em específico e uma característica que pode agregar um estilo ou tipo de captação condizente com o projeto que você esteja desenvolvendo. Além também de permitir a conexão com outros dispositivos de nível de linha como saídas de uma mesa de som, outras interfaces de áudio ou conexão direta de instrumentos musicais por exemplo.

Seus microfones X / Y são de alta qualidade, de fácil configuração e que nos permitem escolher a gravação preferida, variando as cápsulas para ángulos de 90º e 120º, lembrando que essa modificação dá-se através da rotação e abertura da cápsula e não do ajuste de microfones, já que esses são fixos e não como módulos assim como acontece com os outros produtos da linha como Zoom H5 ou H6

-90º se seu objeto estiver de frente para você, como entrevistas centralizadas recomenda-se esse modo

-120º espectro mais aberto, mas perde um pouco de definição no centro, se o objeto de captação é mais amplo e aberto deixar com 120º, como em um parque para pegar bem a ambiência

Além desses recursos o H4N Pro funciona como uma interface de áudio, usando o cabo USB 2.0 (não vem acompanhado). Se você tiver um desktop / notebook ou mesmo um tablet do lado e queira fazer uma gravação ao vivo vc consegue. Basta baixar o software de instalação em seu site oficial (protocolo ASIO) e utilizar em sua DAW de preferência. Mas caso ainda não utilize nenhuma, quando você adquire o produto, junto com a embalagem, vem uma chave de aquisição e ativação para o Cubase LE além de um pacote de extensão de plugins da WaveLab

Na parte traseira encontramos a entrada de microfone externo que anula entrada XY, pois é uma entrada p2 estéreo, que podemos usar para adicionar aqueles lapenas mais simples encontradas no mercado ou mesmo um microfone direcional caso assim o deseje. Ele funciona com 2 pilhas AA alcalinas ou nickel-metal hydride, com até 6 horas de operação ou até 10 horas em modo Stamina que tem como característica economizar a bateria, porém haverá restrições devido a essa economia da bateria, como captação a 44.1KHz em 16bits que não é o recomendado para cinema etc, mas para youtube, vídeo aulas, gravações de palestras etc, funciona tranquilamente, mas geralmente o padrão hoje utilizado em audiovisual é 48KHz em 24bits.

Em uma de suas laterais podemos encontrar o controle de volume da saída de áudio junto ao conector de fone de ouvido (que também é a saída de linha) que você poderá usar para colocar diretamente em sua câmera caso assim deseje,  e do outro lado o controle de nível de entrada de gravação.

Para verificar esse nível de entrada e começar a fazer os ajustes devidos, basta acionar o botão REC pressionando ele uma vez, e a partir dali teremos o controle com as amostragens do VU sobre o sinal de entrada, e podemos, com isso controlar o sinal.

(DICA) Geralmente eu tento deixar minhas gravações atingindo a marcação -12db, para que não ocorra a clipagem, mas se sua gravação estiver variando entre -24 a -6 estará numa boa margem para trabalho, lembrando que o nível de linha é muito mais forte que o nível de mic, ali geralmente uso entre 0,5 a 2.

além das possibilidades de gravações já comentadas,esse gravador ainda vem com algumas ferramentas para os músicos que são: um afinador cromático; um metrônomo, com ajustes básicos de clique, tempo, tipo de som do acompanhamento como sino ou conga e ajustes de compasso.

Ele possui um Low Cut integrado, que já faz cortes de frequências indesejáveis. particularmente prefiro fazer nas eventuais vezes que o uso, o pós processamento do áudio em minha DAW, mas vamos dizer que você esteja em um evento e já precisa dali mesmo subir a entrevista X que você realizou e o lugar está muito barulhento com aqueles graves sobrando devido as batidas das músicas, não pensem  duas vezes em usar o corte de frequências baixas, que está nas regiões de 80, 98, 115, 185, 203, 220, 237Hz, lhe dando assim um espectro grande para as regiões graves abaixo mostro esse quadro para vocês

Acompanhando a mesma linha de raciocínio do pós processamento e de uma casualidade para publicação rápida ou mesmo caso apenas deseje isso, o Zoom H4n Pro ainda vem com os recursos pré estabelecidos de compressão ou limiter com três variações para cada módulo, sendo eles:

Comp1 (general), Comp2(Vocal), Comp3 (Drum), infelizmente não consegui achar as taxas reais dessas variações, mas o comp1 ele coloca uma compressão bem leve, acredito eu ser numa variação de 2:1 ou 3:1, é o único que agradou-me, o Comp2 você sente ele jogando a voz para frente com uma ttack rápido, mas também traz alguns ruídos incômodos, já o Comp3 é o mais forte dos três, se estiver em uma situação de microfonar uma bateria apenas com a Zoom H4n Pro, microfonando o bumbo e caixa e usar os mics condensadores do próprio equipamento em 120º para funcionarem como overs até funciona bem essa opção de compressão. Já o Limiter também possui 3 possibilidades aqui já senti mais o  Threshold e o Release presentes do que o Ratio ou Attack, mas como dito isso é mais uma percepção já que não achei as especificações oficiais de cada um, sendo o Limit1(General); Limit2(Concert); Limit3 (Studio), o mesmo referido a compressão enquadra-se aqui.

Especificações

GERAL

   Número de pistas de gravação: 2 (modo STEREO), 4 (modo 4CH), 3 (modo MTR)

   Número de pistas de reprodução simultâneas: 2 (modo STEREO), 4 (modo 4CH), 4 (modo MTR)

   Tempo de gravação 4 GB (SDHC): Aproximadamente 380 minutos (pista estéreo WAV 44.1 kHz / 16-bit) / aproximadamente 68 horas (pista estéreo MP3 44.1 kHz / 128 kbps) / * Tempos de gravação são aproximações. Tempos reais podem diferir de acordo com as condições de gravação.

   Tamanho máximo de arquivo de gravação simultânea: 2 GB

   Projetos: 1000/cartão

   Função Locate: Horas/Minutos/Segundos/Milésimos de Segundo

   Outras funções: Punch-In/Out, Bounce, A-B Repeat

   Módulos de efeito: 2 / STEREO / 4CH Mode: LO CUT, COMP/LIMITER / MTR Mode: Módulo PRE AMP, Módulo EFX

   Tipos: 53

   Programas: 60

   Afinadores: Cromático, Guitarra, Baixo, A/D/E/G, DADGAD Aberto

   Fontes de som de metrônomo: 5

   Batimento variável: 1/4 – 8/4, 6/8, sem acento

   Andamento: 40.0 – 250.0 BPM

   Conversão A/D: 24-bit x 128 oversampling

   Conversão D/A: A/D: 24-bit x 128 oversampling

   Mídia de gravação: Cartão SD (16 MB – 2 GB), cartão SDHC (4 GB – 32 GB)

Display: LCD de 128 x 64 pontos, com iluminação

TIPOS DE DADOS – FORMATO WAV (GRAVAÇÃO/REPRODUÇÃO)

   Quantização: 16 / 24-bit

Frequência de amostragem: 44.1 / 48 / 96 kHz

TIPOS DE DADOS – FORMATO MP3 (GRAVAÇÃO)

   Razão de amostragem: 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 160, 192, 224, 256, 320 kbps, VBR

Frequência de amostragem: 44.1 kHz

TIPOS DE DADOS- FORMATO MP3 (REPRODUÇÃO)

   Razão de amostragem: 32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 160, 192, 224, 256, 320 kbps, VBR

Frequência de amostragem: 44.1 / 48 kHz

ENTRADAS

   Input [1] [2]: Conectores combinados XLR (entrada balanceada) / conector padrão 1/4″ (entrada não balanceada)

   Impedância de entrada: (Usando entrada balanceada) 3 kΩ ou mais, pino 2 positivo / (Usando entrada não balanceada) 470 kΩ ou mais

   Ganho de entrada: (Usando entrada balanceada) −16 dB to +43 dB / (Usando entrada não balanceada) -30 dB to +32 dB

   Microfone estéreo integrado: Microfone condensador unidirecional / Sensibilidade: -45 dB/1 Pa em 1 kHz / Ganho de entrada: -16 dB a +51 dB / Pressão sonora máxima de entrada: 140 dB SPL

Microfone externo: Mini conector estéreo / Impedância de entrada: 2 kΩ ou mais / ganho de entrada: -16 dB a +51 dB

SAÍDAS

Line/Phone: LINE Carga de impedância de saída: 10 kΩ ou mais / LINE Nível de saída: – 10dBu / PHONE: 20 mW + 20 mW (em carga de 32Ω)

   Falante mono: 400 mW, 8 Ω

Phantom Power: 48V, 24V, OFF

USB: USB 2.0 Operação High Speed Mass Storage Class, Operação como interface de áudio / (funções USB podem ser operadas através de USB Bus Power)

Requerimentos de energia: DC 5V 1A AC de adaptador AC (ZOOM AD-14), 3 pilhas AA

Tempo de gravação contínua: Modo STEREO: Usando microfones internos em 44.1 kHz/16-bit, sem fones conectados / Cerca de 6 horas usando pilhas alcalinas ou cerca de 8 horas usando pilhas nickel-metal hydride (2450mAh) / Modo Stamina: Usando microfones internos em 44.1 kHz/16-bit sem fones conectados / Cerca de 10 horas usando pilhas alcalinas ou cerca de 12 horas usando pilhas nickel-metal hydride (2450mAh)

Dimensões: 73 x 157.2 x 37 mm

Peso: 294 g