Governo Bolsonaro exige que aluno assista publicidade
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Programa que leva internet banda larga para as escolas da zona rural no interior do Piauí traz propaganda de 30 segundos do governo Bolsonaro a cada acesso
Os beneficiados pelo programa que leva internet banda larga para regiões afastadas, como o caso da zona rual de Santa Filomena, interior do Piauí deveria ser motivo de comemoração, porém há mais um crime de responsabilidade do governo Bolsonaro, a obrigatoriedade dos professores, alunos e moradores da região assistir a um vídeo de 30 segundos com propaganda do Governo Federal sobre seus programas sociais. A exibição é uma imposição do programa Wi-Fi Brasil, parte do projeto Conecta Brasil, que visa a inclusão digital, chefiada pelo Ministério das Comunicações.
Apurado pela reportagem do jornal Estadão, somente dois aplicativos abrem sem a exibição da publicidade, o WhatsApp e o Caixa Tem. A conexão exige que o usuário assista a peça, a cada vez que ele se conecta a rede ou se demora para usar, pois a rede se desconecta sozinha devido a inatividade, obrigando o cidadão a assistir novamente a publicidade do governo.
Discurso populista e corrida eleitoral
O sinal público de Wi-Fi de Santa Filomena foi inaugurado por duas figuras do Bolsonarismo, seu filho, o Vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, que mais atua como ministro do seu pai que vereador da cidade que o elegeu e o ex-ator e ministro das Comunicações Fábio Faria. No discurso Faria reforçou o discurso de disseminador de notícias falsas, que é o motor do atual governo brasileiro, afirmando que a internet é uma fonte alternativa de informações em oposição a o que ele intitulou de "notícias contra o presidente".
Curioso notar que dos únicos aplicativos que não exibem peça publicitária do governo federal é o WhatsApp, maior fonte de distribuição de fake news, seja atacando opositores do governo ou com notícias inflamando os discursos golpistas de Bolsonaro. Com a coordenação de Carlos Bolsonaro, aplicativos de troca de mensagens como o próprio WhatsApp e Telegram foram peças fundamentais para a eleição de seu pai, tudo articulado dentro do Gabinete do Ódio.
O programa Conecta Brasil é mais uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro mudar os números tanto da sua aprovação, quanto das intenções de voto, principalmente na região Norte e Nordeste, regiões onde sua base eleitoral é menor do que já está em outras regiões do Brasil. Bolsonaro planeja uma série de viagens às regiões Norte e Nordeste em uma campanha antecipada camuflada, tentando reverter votos para seu lado através de programas populistas.