O serviço de jogos através de streaming da Google, o Stadia, foi anunciado nessa semana, porém o Brasil ainda não está na lista de países anunciados. Independente disso, é compreensível, já que no lançamento será necessário ter uma internet com banda acima da média nacional para jogar na resolução da maioria das televisões.

“Para conseguir 1080p e 60 frames por segundo são requiridos aproximadamente 25MB por segundo”, informou o vice-presidente da Google, Phil Harrison, em entrevista ao Kotaku.

A velocidade não é nada irreal em países desenvolvidos, tanto é que a velocidade média das conexões no mundo é de 40,11 Mbps para conexões fixas, e isso permitiria transmitir jogos do Stadia em boa resolução.

Porém, no Brasil, a velocidade média medida em 2017 foi de 16,25 Mbps, uma largura de banda menor do que o necessário para 1080p/60FPS no Stadia. Harrisson afirma que a velocidade efetivamente necessária chega a ser menor do que os 20 Mbps, mas esse é um número recomendado para ter uma transmissão sem travamentos ou complicações.

"Na verdade, usamos menos que isso, mas esse é nosso limite recomendado. As inovações que fizemos nas tecnologias de transmissão e compressão vão permitir que, quando lançarmos, seja possível chegar a 4K aumentando a largura da banda para cerca de 30 megabits por segundo." Completa Harrisson

Na entrevista, o desenvolvedor ainda comentou que o único controle compatível com o Chromecast será o próprio da Google. No computador, entretanto, será possível usar qualquer aparelho, inclusive os periféricos do Xbox e PlayStation.

Para mais informações sobre o Stadia, dá uma olhada aqui.