Copo na cena da série gerou mais de dez mil matérias em jornais, rádios e TVs.

O recipiente, que acabou ficando na mesa da sala comunal de Westeros e vazou em uma das filmagens, ganhou visibilidade na internet por ser visualmente semelhante com os recipientes da rede Starbucks. Fato é que o copo nem era da marca Starbucks, era de uma equipe de alimentação interna que trabalhava no set de filmagens aquele dia.

Essa gafe, no entanto, por parte da HBO fez com que a marca ganhasse uma estimativa de US$ 2,3 bilhões em marketing espontâneo durante os três primeiros dias desta semana, um número extraordinário e que dificilmente acontecerá novamente, segundo analistas especializados em marketing na televisão.

O cálculo monetário dessa ação despretensiosa foi feito por Stancy Jones, o CEO da firma de marketing Hollywood Branded, uma agência especializada em marketing indireto (product placement) em filmes, séries e em vídeos de influenciadores. De acordo com a pesquisa feita por Jones, o copo de Game of Thrones foi atrelado a marca Starbucks mais de dez mil vezes em sites de internet, jornais, rádios e televisões ao redor mundo. “Esta é uma colisão de oportunidades únicas para a Starbucks”, analisou ela em entrevista ao CNBC. “Mas, na verdade, esses dados são só a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca-a-boca nas mídias sociais em cima disso.”

Já a companhia de monitoramento social Talkwalker conseguiu monitorar mais de 193 mil menções no Twitter citando GoT e Starbucks nas primeiras 48 horas após o episódio The Last Starks ir ao ar.

Mas só o fato de um copo de café genérico ser amplamente reconhecido como “o copo da Starbucks” já mostrou o poder da marca antes mesmo de ganhar esses bilhões de graça. Curioso é que o copo apareceu na cena justamente na semana em que a cafeteria lançou seu drink tematizado de dragão — o que tem tudo a ver com a série da HBO. Mais uma coincidência inusitada, né?!