Game of Thrones: Especialistas explicam dificuldade de entender a Batalha de Winterfell
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Opção estética e transmissão com problemas deixaram fãs reclamando nas redes sociais.
O episódio do domingo (28) de Game of Thrones foi criticado por alguns fãs por ser "escuro demais". Quem viu, ou pelo menos tentou a aguardada Batalha de Winterfell relatou nas redes sociais que foi complicado entender.
Para tentar esclarecer o terceiro capítulo da oitava e última temporada da série da HBO, o G1 conversou com diretores e especialistas. Em geral, todos concordaram em dois pontos:
- A escuridão foi uma opção estética de fazer uma batalha em que os fãs se sentissem no escuro, perdidos e desesperados como os personagens. Eles não sabiam exatamente quem havia morrido. E você também não
- A transmissão em alta resolução da HBO foi criticada pela falta de qualidade de imagem, com cenas menos nítidas e até pixeladas. Isso prejudica ainda mais a exibição de cenas mais escuras e com mais movimento
Iluminador cênico e professor de iluminação da SP Escola de Teatro, Francisco Turbiani explica que tanta escuridão faz parte da construção da simbologia da chegada do inverno: "Faz muito sentido que essas figuras cheguem e a luta ocorra em uma noite escura, fria e com neblina."
Da guerra ao terror
Renné França, professor de cinema do Instituto Federal de Goiás, define o episódio como um filme de terror de uma hora e 20 minutos.
França sabe bem como um produto audiovisual precisa de cuidados quando a escuridão faz parte da estética. Ele dirigiu o terror "Terra e Luz" , sobre criaturas vampirescas em um sertão pós-apocalíptico. Como o filme era muito escuro, conta que teve problemas com a qualidade da exibição em festivais brasileiros e internacionais.
"O episódio usa a escuridão para criar confusão, a gente fica desnorteado como os personagens estão. O Sam é eleito como o representante do público, uma pessoa comum no meio de pessoas extraordinárias. Ele está totalmente perdido, não sabe para onde ir", explica.
Para ele, a série fascina tanta gente por saber misturar gêneros como romance histórico, narrativa épica, drama político e fantasia: "Mas o que é comum em todas as temporadas é o aspecto de terror, de filmes B de zumbi." Miguel Sapochnik, diretor de "Game of Thrones", havia dito à revista "Entertainment Weekly" que a ideia era filmar um "terror de sobrevivência".
Fonte: G1.