As redes sociais das Fábricas de Cultura estarão movimentadas no dia 8 de março, com o Festival Rima Delas, documentário e shows
No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e as Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, prepararam uma programação especial para mostrar a potência feminina na cultura. As atividades ocorrem nas redes sociais e presencialmente nas unidades do programa na zona Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã) e Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), além de Diadema.

Quem acessar o YouTube das Fábricas de Cultura no dia 8 de março encontrará música para todos os gostos. A Fábrica de Cultura Brasilândia promove o show Mulheres que Cantam Mulheres, que traz um repertório criado a partir de um mural histórico de composições feitas por mulheres desde o início do século passado até os dias atuais. O show é apresentado por Isadora Títto na voz, Ana Eliza Colomar na flauta transversal, cello e sax e Rosana Bergamasco no violão. A transmissão é às 17h.

Já a Fábrica de Cultura Jardim São Luís transmite às 18h o Festival Rima Delas com as artistas Iná Avessa, conhecida por suas letras contundentes e popularidade vinda das Batalhas de Rap no Centro Oeste do Brasil; Quitã, educadora e amante da arte urbana que vem percorrendo avenidas e vielas através da música desde 2008; e Quitéria Oz, artista de Osasco, região metropolitana, que busca trazer no seu repertório um posicionamento perante as desigualdades sociais e visibilidade da ancestralidade através da composição.

A programação no YouTube será finalizada com o show 04 Elementos de Lunna Rabetti, transmitido às 20h. Promovido pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, o show conta com os 4 elementos do hip hop (DJ, MC, Graffiti e Breaking) representados por mulheres. Lunna Rabetti convida a DJ Bia Sankofa, Potira e Crys Araújo. O evento propõe demonstrar as demandas da mulher periférica e suas vivências, desafios, conquistas e caminhos.

No Facebook das Fábricas de Cultura, às 16h, vai rolar o bate-papo Empoderar vai muito além do batom vermelho. Luciane Ferezin conversa sobre as dificuldades e batalhas diárias de mulheres menos privilegiadas, contando exemplos de superação.

Também no Facebook, mas no dia 9 de março às 19h, será transmitido o documentário “Elas na Cena” que traz a história de dois coletivos (Kilombo DiadeNega e Minas de Resistência) organizados e formados por mulheres na cidade de Diadema que através da arte, educação, música e ativismo mostram as lutas, dores e alegrias da (re)existência de seus coletivos dentro do território.

Outro destaque da Fábrica de Cultura Diadema é a Roda de Trocas: Potências Femininas - Olhares Plurais, encontro que busca reconhecer a pluralidade das mulheres. A roda de conversa será composta por Aline Sobral, muçulmana, pernambucana, socióloga, palestrante, Promotora Legal Popular e ativista social; Dona Ordalina Cândido, artista plástica, mulher negra, educadora e cabeleireira referência na cidade que vive hoje, Diadema; Cida Souza, assistente social do Centro de Referência e Apoio à Mulher Marcia D'Angremon de São Bernardo do Campo; e Janelle, cantora, intérprete, compositora, modelo e atriz.

O encontro acontece no dia 19 de março, às 14h, no CEU das Artes, localizado na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 - Jardim União em Diadema.

As bibliotecas das unidades Capão Redondo e Jaçanã também irão promover atividades presenciais. No dia 8 de março, das 14h30 às 15h, a equipe de bibliotecas realiza a atividade Mulheres na Literatura que tem como objetivo popularizar o acervo de escritoras da biblioteca da Fábrica de Cultura do Jaçanã.

Na unidade do Capão Redondo, o dia 8 de março será marcado pela atividade Não queremos flores mortas, nós queremos vivas. O encontro, que ocorre das 14h30 às 15h30, convida todas as mulheres, adultas, adolescentes e crianças para uma conversa de reconhecimento e de renovação sobre as diversas questões das mulheres brasileiras.

A unidade fecha a programação especial das Fábricas de Cultura no dia 16 de março com a atividade Escrita de Si. Das 9h30 às 11h, os interessados poderão participar de uma oficina inspirada nas obras de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Maya Angelou que propõe um exercício de olhar para si por meio da produção criativa da autoimagem.

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade.


SERVIÇO:


Fábrica de Cultura Brasilândia

MULHERES QUE CANTAM MULHERES
08/03 -- terça-feira -- 17h
Atividade Livre

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Diadema

ELAS NA CENA - DOCUMENTÁRIO
9/3 -- Quarta-feira -- 19h
Atividade Livre

Plataforma: Facebook

RODA DE TROCAS: POTÊNCIAS FEMININAS -- OLHARES PLURAIS
19/3 -- Sábado -- 14h
Atividade Livre
Público limite: 40

Local: CEU das Artes - Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 - Jardim União - Diadema/SP

Fábrica de Cultura Capão Redondo

ESCRITA DE SI

Com: Equipe de Biblioteca.

16/3 -- Quarta-feira -- das 9h30 às 11h

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Público limite: 15

Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo/SP

NÃO QUEREMOS FLORES MORTAS, NÓS QUEREMOS VIVAS

Com: Equipe de Biblioteca.

8/3 -- Terça-feira -- das 14h30 às 15h30

Faixa Etária: Atividade Livre

Público limite: 15

Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Jaçanã

MULHERES NA LITERATURA

Com: Equipe de Biblioteca.

8/3 -- Terça-feira -- das 14h às 15h

Faixa Etária: maiores de 13 anos

Público limite: 15

Local: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural - São Paulo/SP

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

FESTIVAL 'RIMA DELAS'

Com: Iná, Quitéria e Quitã

8/3 -- Terça-feira -- 18h

Atividade Livre

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

EMPODERAR VAI MUITO ALÉM DO BATOM VERMELHO

[Empodera Elas]
8/3 -- Terça-feira -- 16h
Atividade Livre
Plataforma: Facebook

SHOW 04 ELEMENTOS

Com: Lunna Rabetti
8/3 -- Terça-feira -- 20h
Atividade Livre

Plataforma: Youtube

------

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades

De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Funcionamento das bibliotecas

De terça a sexta, das 10h às 16h. Sem os finais de semana.

*Algumas unidades operam em horários noturnos e para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.