Espetáculo “Cidadão de Bem?” e exposição “Barracão Ewé” estão entre os destaques das Oficinas Culturais

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Neste mês, as Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, oferecem atividades que destacam a diversidade cultural brasileira através de diversas linguagens artísticas. Toda programação é gratuita.

Na Oficina Cultural Alfredo Volpi as atividades são dedicadas à cultura afro. Até o dia 21 de março, a unidade recebe inscrições para a Oficina Registros Negros na Dança (Igbasile Dudu Ni Ijó), coordenada pelo Grupo Ewé, que propõe um espaço filosófico móvel e cíclico para os participantes se alimentarem de estímulos diversos que possam servir de nutrientes para a construção em dança através do pensamento afrocentrado. As aulas serão presenciais na Alfredo Volpi, às quartas e quintas, das 19h às 21h, a partir de 23 de março.

Esta atividade faz parte da exposição Barracão Ewé que pode ser visitada na Alfredo Volpi até 23 de abril. Construída com base nas pesquisas e trabalhos do grupo, a exposição busca apresentar a criação que parte das matrizes africanas e afro-diaspóricas para produção em dança e no audiovisual. Nos dias 23 de março e 6 de abril será possível realizar uma Visita Guiada com Exibição do Filme Bori.

Já a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano promove a Oficina Pintura Criativa em Adornos de Madeira, que tem como foco a geração de renda. Na oficina híbrida (com alunos virtuais e presenciais), que será realizada de 24 a 31 de março, os participantes serão apresentados a uma opção de fazer artístico que visa explorar a pintura criativa em adornos de madeira com traços rudimentares e coloridos.

Com materiais (Par de brinco; Argolinhas; Anzol de brinco; Cartela de brinco; Pincel; Tintas preta e vermelha) próprios ou kits retirados na Oficina Cultural, os participantes farão uso de seu alicate de ponta durante o aprendizado de técnicas de pintura e desenho tendo como suporte brincos em MDF. O resultado poderá ser ofertado entre seus pares como produto de arte manual para contribuir no complemento de sua renda e estimular a economia colaborativa. Inscrições até 16 de março.

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade as discussões sobre a Semana de Arte Moderna continuam com o workshop Prática de Arte Têxtil e a Semana de 22 -- Revisitando Regina Gomide Graz, que será realizado de 21 de março a 11 de abril via Zoom. A atividade propõe a prática da construção de objetos bidimensionais ou tridimensionais feitos com fios, linhas e tecidos.

No decorrer das aulas serão apresentados artistas que trabalham com esse tipo de material, tendo como inspiração principal Regina Gomide Graz, artista atuante na década de 1920 a 1950. Seus trabalhos são referências ao estilo modernista (art deco) e mais tarde se insere no movimento construtivista brasileiro. As inscrições seguem abertas até 18 de março.

Além disso, a Oficina Cultural Oswald de Andrade apresentará reflexões sobre a realidade brasileira. Até 19 de março, o Coletivo Fatal Companhia apresenta o espetáculo Cidadão de Bem?, que traz uma reflexão sobre o que é o cidadão de bem na concepção da nova direita brasileira. O espetáculo utiliza a dramaturgia contemporânea com cenas sem personagens definidos, alternando com cenas dramáticas e personagens construídos dentro das bases do drama realista.

O espetáculo, dirigido por Laerte Mello e Alexandre Ogata, pode ser visto como uma espécie de Teatro de Revista, um vaudeville moderno, típico dos cabarés, forrado de humor sarcástico e, por vezes, surrealista. As apresentações ocorrem às sextas-feiras, às 20h, e aos sábados, às 18h.

Para entrada nos prédios das Oficinas Culturais é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a Oficina Cultural de seu interesse.


SERVIÇO:


Oficina Cultural Alfredo Volpi


OFICINA IGBASILE DUDU NI IJÓ (REGISTROS NEGROS NA DANÇA)
Coordenação: Luiz Fernando da Silva Anastácio, Rafaela Araújo e Beatriz Oliveira (Grupo Ewé)
23/3 a 14/4 -- quartas e quintas das 19h às 21h
Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: Até 21/3 | Clique aqui.
Seleção: Carta de interesse
Vagas: 12
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo/SP

EXPOSIÇÃO: BARRACÃO EWÉ
Coordenação: Grupo Ewé
Até 23/4 -- terça a sextas -- 11h às 17h | Sábados -- 10h às 13h
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo/SP
Inscrição para visita guiada --Aqui.

Vagas: 15 por visita (Vagas serão distribuídas por ordem de inscrição)

*Informações de agendamento de visita para grupos no site das Oficinas Culturais.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

PINTURA CRIATIVA EM ADORNOS DE MADEIRA: OFICINAS DE OFÍCIO COMO GERAÇÃO DE RENDA

Coordenação: Sandra Regina

24/3 a 31/3 -- quintas-feiras - 9h30 às 11h

Faixa Etária: maiores de 18 anos

Público: Terceira idade e demais interessados em empreendedorismo e um novo ofício na área artística.

Inscrições até 16/3 | Aqui.

Seleção: Por ordem de Inscrição.

Vagas: 12 (Sendo 06 vagas presenciais)

On-line via Zoom ao vivo

Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano - Rua Joaquim Pimentel, 200 - Brasilândia - São Paulo/SP

*Interessados devem possuir os materiais listados abaixo ou providenciar a retirada dos kits fornecidos gratuitamente para Delivery Cultural.

*Participantes virtuais: o kit será priorizado a residentes com distância trafegada aproximada, acima de 2km da Unidade, seguindo ordem de inscrição.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

OFICINA: PRÁTICA DE ARTE TÊXTIL E A SEMANA DE 22 - REVISITANDO REGINA GOMIDE GRAZ

Coordenação: Marietta Toledo

21/03 a 11/4 -- segundas-feiras -- 15h às 17h

Indicação: maiores de 15 anos

Inscrições: Até 18/3 | Clique aqui.

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas: 30

Online | Zoom

ESPETÁCULO: CIDADÃO DE BEM?

Coletivo Fatal Companhia

Até 19/3 -- sextas-feiras às 20h | Sábados às 18h

Indicação: maiores de 16 anos

50 lugares

Retire o ingresso gratuito no local com 1 hora de antecedência.

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SP

FICHA TÉCNICA:

Direção: Laerte Mello e Alexandre Ogata;

Elenco: Ana Beatriz Lerner, Anny Katrinny, Beatriz Lerner, Benedito Bandeira, Daniela Duarte, Felipe Sales, Fernanda

Versolato, Victor Barreto, Alexandre Ogata e Laerte Mello.

Cenário: Coletivo Fatal Companhia

Iluminação: Domingos Quintiliano;

Coreografia: Dani Duarte e Victor Barreto.